1 de maio de 2025
Voepass tem 20 voos cancelados em SP após ter suas
Compartilhe:

A companhia aérea Voepass teve suas operações suspensas, em caráter cautelar, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que resultou no cancelamento de pelo menos 20 voos programados para esta terça-feira (11) em aeroportos do estado de São Paulo.

A decisão foi tomada devido à “incapacidade da Voepass em solucionar irregularidades” identificadas durante fiscalizações, conforme informou a agência reguladora. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles.

Entre os voos afetados, dez tinham partida do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, quatro do Aeroporto Internacional de Guarulhos, três do Aeroporto Regional de Presidente Prudente e três do Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto. A suspensão permanecerá em vigor até que a companhia comprove a adoção de medidas necessárias para garantir a segurança de suas operações.

Falhas operacionais e histórico de fiscalização

A Anac justificou a medida alegando que a Voepass não cumpriu condições previamente estabelecidas para continuar operando dentro dos padrões de segurança exigidos. Desde o acidente aéreo ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP), a empresa passou a ser submetida a uma fiscalização mais rigorosa. A agência implantou uma operação assistida em suas bases de operação e manutenção para monitorar de perto o cumprimento das normas.

Em outubro de 2024, a Anac determinou uma série de medidas corretivas, incluindo a redução da malha aérea, aumento do tempo de solo para manutenção das aeronaves, substituição de administradores e a execução de um plano de ações para solucionar as irregularidades. No entanto, novas auditorias realizadas no final de fevereiro de 2025 constataram falhas persistentes no sistema de gestão da companhia, bem como o descumprimento sistemático das exigências da agência.

Segundo a Anac, “ocorreu, assim, uma quebra de confiança em relação aos processos internos da empresa devido a evidências de que os sistemas da Voepass perderam a capacidade de dar respostas à identificação e correção de riscos da operação aérea”.

Resposta da empresa

Em nota enviada ao Metrópoles, a Voepass afirmou que recebeu a notificação da Anac e garantiu que sua frota “é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança”. A empresa reforçou que “essa decisão tem um impacto imensurável para milhares de brasileiros que utilizam a aviação regional todos os dias e contam com seu serviço, por isso, colocará todos seus esforços para retomar a operação o mais breve possível”.

Orientação aos passageiros

A Anac recomenda que passageiros prejudicados pelos cancelamentos entrem em contato diretamente com a Voepass ou com as agências de viagem responsáveis pela emissão dos bilhetes para solicitar reembolso ou reacomodação em outras companhias. A Voepass atualmente opera com seis aeronaves e atende 15 localidades com voos comerciais e duas por meio de contratos de fretamento.

Com informações do portal Brasil 247

Fonte: https://agendadopoder.com.br/voepass-tem-20-voos-cancelados-em-sp-apos-ter-suas-operacoes-suspensas-empresa-protesta-contra-decisao-da-anac/