25 de abril de 2025
XP informa sobre vazamento de dados e orienta usuários sobre
Compartilhe:

A corretora XP, em comunicado divulgado nesta quinta-feira (24), informou que um vazamento de dados pode ter afetado um grande número de usuários de suas plataformas, incluindo a Rico, seu braço de serviços. De acordo com a empresa, a falha de segurança ocorreu no dia 23 de março e envolveu informações como números de conta, saldo, posição, nome do assessor e limite de crédito, além de dados cadastrais como nome, telefone, e-mail, data de nascimento e outros. Contudo, a XP garante que informações sensíveis, como senhas, assinaturas eletrônicas, biometrias, CPF e documentos de identidade, não foram expostas. As informações da Folha de S.Paulo.

Em um email enviado aos clientes, a XP tranquilizou os usuários, afirmando que “a sua conta não foi acessada, nenhuma operação foi feita e seus recursos estão seguros e protegidos”. A empresa explicou que os dados vazados estavam relacionados a informações sobre produtos financeiros contratados, mas sem detalhamentos como valores ou condições dos serviços. A falha afetou apenas informações binárias, como a presença ou não de cartões de crédito ou débito, seguros, consórcios, previdência e portabilidade de salário.

A corretora não esclareceu se todos os 4,7 milhões de clientes ativos, conforme o último balanço de 2024, foram impactados. No entanto, a XP fez um alerta sobre contatos suspeitos, orientando os clientes a desconfiar de ligações em nome da empresa, especialmente aquelas que tratam de procedimentos de segurança ou transações financeiras. “A XP não solicita dados de senhas, token ou qualquer código recebido por SMS ou e-mail. Se você ficar em dúvida sobre algum contato suspeito, procure nossos canais oficiais de atendimento”, orientou a empresa.

XP justifica demora de um mês para divulgar vazamento

Sobre a demora de um mês para divulgar a falha, a XP explicou que a comunicação só foi possível após a apuração do ocorrido, embora tenha afirmado que o acesso indevido foi interrompido imediatamente. Em nota, a empresa esclareceu que, tecnicamente, não se tratou de um vazamento de dados, mas sim de um “acesso indevido” a uma base de dados hospedada em um fornecedor externo. A XP garantiu que os recursos dos clientes e da própria instituição não sofreram impacto e que nenhuma conta, sistema interno ou transação financeira foi comprometida.

A empresa também informou que tomou as medidas necessárias para prevenir fraudes, bloqueando o acesso indevido e reforçando a segurança. As autoridades competentes e os reguladores foram devidamente informados do incidente.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/xp-informa-sobre-vazamento-de-dados-e-orienta-usuarios-sobre-contatos-suspeitos/