
Nesta quarta-feira (04), o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Naldir Lopes, esteve presente na abertura oficial da Copa Rainha Marta, realizada em Maceió (AL). A ocasião reuniu representantes dos nove estados nordestinos e marcou o início de uma das principais competições relativas ao fortalecimento do futebol feminino de base no Nordeste.
O campeonato visa fomentar atividades do futebol feminino entre jovens atletas e consolidar políticas públicas esportivas na região. A ação evidencia o esforço conjunto entre os estados e valoriza o esporte como ferramenta de transformação social.
“Mais do que uma competição, a Copa Rainha Marta é uma ponte para o futuro. Ela abre portas, cria oportunidades e inspira meninas a sonharem alto por meio do esporte. Sabemos da força, da garra e do talento das nossas atletas. O Maranhão tem meninas incríveis, que sonham, treinam e jogam com o coração. E é isso que queremos mostrar ao mundo: A grandeza e a potência do futebol feminino maranhense”, afirmou o secretário Naldir Lopes.
Etapas da Copa Rainha Marta
A edição 2025 da Copa Rainha Marta conta com a participação de 16 municípios maranhenses, que recebem apoio logístico e técnico para a realização das partidas.
As etapas regionais serão disputadas entre os dias 12 e 15 de junho, em quatro cidades-sede: Tuntum, Porto Rico, Paço do Lumiar e Pinheiro. Entre atletas e comissão técnica, cada município participante contará com uma delegação composta por 25 integrantes.
As equipes que conquistarem classificação para a fase final estadual serão conhecidas até o dia 21 de julho. A fase decisiva irá ocorrer entre os dias 19 e 24 de agosto. Ao final do torneio estadual, será composta a seleção maranhense, formada por atletas nascidas no Maranhão ou que residam no estado há pelo menos um ano. A equipe irá representar o estado na grande final nacional, agendada para acontecer em setembro, novamente na capital alagoana.
A copa é voltada exclusivamente para atletas amadoras a partir dos 14 anos. Cada grupo deve obrigatoriamente contar com, no mínimo, duas jogadoras entre 14 e 15 anos e outras duas entre 16 e 17 anos, visando o incentivo à renovação e ao surgimento de novos talentos no futebol.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/06/abertura-oficial-da-copa-rainha-marta-acontece-em-maceio-al/