
O Maranhão se consolida como uma potência no cenário do karatê brasileiro e internacional, e o palco para essa afirmação é o 29º Campeonato Nacional de Karatê Shotokan, que acontece na capital maranhense. O evento, que começou nesta quarta-feira (24) no Ginásio Castelinho, em São Luís, é uma seletiva para o Campeonato Mundial de 2026. Para falar sobre o momento e crescimento da arte marcial no estado, a Rádio O Imparcial recebeu dois representantes do karatê: Marco Aurélio, presidente da JKS Maranhão e Sensei com uma trajetória de 25 anos no esporte, e Paulo Silveira, atleta que irá representar o estado na competição.
Em entrevista, o Sensei Marco Aurélio, que é tricampeão pan-americano e pentacampeão brasileiro, destacou que a prática do karatê no Maranhão tem raízes profundas, iniciadas em 1968 com o mestre Murilo Pinheiro. A tradição se mantém viva, com mestres e alunos dedicados a levar o legado adiante. “O karatê no Maranhão sempre foi bom. A prática, o desenvolvimento da arte. Claro que temos a dificuldade de promover ele como esporte. Quando passa para o esporte, a gente vai precisar de incentivo público, privado. E aí a gente se barra em muita coisa“, afirmou Marco Aurélio.
Apesar dos desafios, a força do karatê maranhense é inegável, especialmente no estilo shotokan. A delegação local chega com grandes expectativas, impulsionadas pelo desempenho recente no Campeonato Pan-Americano, onde sete atletas maranhenses da Academia Seiryükan conquistaram 21 medalhas. “O Maranhão também é muito forte, porque esses atletas, alguns deles participaram do Pan-Americano, vão estar também no Brasileiro, e possivelmente vão estar no Mundial com essa mesma base”, comentou Paulo Silveira, ressaltando o alto nível dos competidores locais. A delegação maranhense, que já soma um total de 70 atletas, está entre as favoritas para o pódio de medalhas.
Preparação e apoio aos atletas
O evento, que reúne os melhores atletas do país, exige uma preparação intensa. A delegação maranhense treina todos os dias, seguindo um plano que equilibra a parte física e o trabalho mental. Paulo Silveira explica que, com a proximidade do campeonato, a preparação se torna mais técnica, buscando o equilíbrio para lidar com a pressão da competição. “É porque a gente está falando de um esporte de contato, então acaba gerando uma certa expectativa de fato“, disse ele.
Apesar da dedicação dos atletas e da escola, o apoio financeiro ainda é um desafio. O Sensei Marco Aurélio faz um apelo. “Não desistam, continuem treinando, porque se a oportunidade aparece, vocês vão estar preparados”, aconselhou ele, incentivando a perseverança. A delegação está em busca de parcerias para cobrir os custos e garantir que os atletas possam continuar representando o estado e o país em eventos de alto nível.
Um convite para a cidade
Para o público, o campeonato é uma oportunidade única de ver de perto o alto nível do karatê nacional. “É um orgulho meu como maranhense ver um campeonato desse acontecendo aqui na nossa terra, trazendo pessoas para não só movimentar a nossa economia, o nosso turismo, mas para prestigiar pessoas maranhenses que contam a nossa história”, afirmou Paulo Silveira.
O evento é aberto ao público e acontece no Ginásio Castelinho, em São Luís, de 24 a 26 de outubro. É uma chance de prestigiar não só um grande evento esportivo, mas também de conhecer uma arte marcial que, para muitos, é um verdadeiro estilo de vida. “O Karatê não tem idade. A gente quer trazer essas pessoas para conhecer mais e ajudar a divulgar“, concluiu o atleta.
Leia também:
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/campeonato-nacional-de-karate-shotokan-acontece-em-sao-luis/