O atacante húngaro Barnabás Varga recebeu alta do hospital após a grave lesão que sofreu contra a Escócia, no domingo (23), pela Eurocopa. Durante a vitória da Hungria por 1 a 0, Varga caiu no chão depois de colidir com o goleiro escocês Angus Gunn durante o segundo tempo.
Após a partida, a Federação Húngara confirmou que Varga sofreu uma concussão e uma fratura na maçã do rosto que exigiu cirurgia.
“Obrigado pelas muitas mensagens de apoio. É bom estar de volta em casa. Agora vêm algumas semanas de descanso”, disse o jogador do Ferencváros em comunicado do clube após receber alta do hospital nesta quarta-feira (26).
“Barnabás Varga recebeu alta do hospital em Stuttgart esta manhã e agora está se recuperando em sua casa na Hungria”, disse a Federação Húngara em comunicado publicado no X.
Após a lesão de Varga, o capitão da Hungria, Dominik Szoboszlai, pediu após o jogo uma mudança nos protocolos médicos em casos desse tipo.
“Ele parecia mal, se sentia mal”, disse Szoboszlai aos repórteres enquanto refletia sobre a lesão de Varga.
“Eu realmente não sei qual é o protocolo [médico], não sei como funciona e a decisão não é minha, mas acho que precisamos mudar alguma coisa. Mesmo que alguém esteja no chão e você veja que foi um grande acidente, basta entrar em campo. Mesmo que o árbitro diga para não continuar, apenas continue. E se você perceber que não é nada sério, basta sair e pronto. Mas segundos podem ajudar muito”, completou.
Quando perguntada pela CNN se poderia rever os seus procedimentos médicos, a Uefa disse em comunicado: “No que diz respeito à intervenção médica após o ferimento na cabeça sofrido por Barnabás Varga, da Hungria, gostaríamos de esclarecer que a intervenção do médico da equipe ocorreu 15 segundos após o incidente, seguida imediatamente pelo segundo médico do estádio, para realizar uma primeira avaliação da lesão e fornecer o tratamento adequado, conforme procedimentos médicos habituais”, respondeu a entidade.
“A equipe de emergência aguardava junto ao campo, conforme o seu protocolo, e chegou com a maca assim que a sua intervenção foi solicitada pelos médicos para retirar o jogador para a sua transferência imediata para o hospital. A coordenação entre toda a equipe médica local foi profissional e tudo foi feito de acordo com os procedimentos médicos aplicáveis. Não houve demora no tratamento e assistência ao jogador.”
Apesar da vitória sobre a Escócia, os húngaros foram eliminados da Euro 2024 depois de terminar atrás da Alemanha e da Suíça no Grupo A, e sem conseguir um lugar entre os melhores terceiros colocados.
Veja as seleções classificas às oitavas de final da Euro
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/eurocopa-atacante-da-hungria-que-fraturou-o-rosto-deixa-o-hospital/