Titular nas Copas do Mundo de 2018, na Rússia, e de 2022, no Catar, e também nas duas últimas Copas América, em 2019 (campeão) e 2021, o volante Casemiro, de 32 anos, ficou fora da lista de 23 jogadores anunciada nesta sexta-feira (10) pelo técnico Dorival Júnior.
A relação serve para dois amistosos da Seleção Brasileira em junho, dia 8 contra o México e dia 12 frente aos Estados Unidos, e para a Copa América. O torneio será disputado entre 20 de junho e 14 de julho, nos EUA.
O jogador do Manchester United-ING foi nome frequente com a “amarelinha” nos últimos nove anos e foi convocado pela primeira vez em 2011.
“Casemiro merece todo respeito, conversei com ele em Manchester há três meses, sobre o momento. Não quer dizer que está descartado por não estar sendo convocado neste momento. Ele sabe muito bem o que penso a respeito dele. Farei um contato com ele, colocando o que possa acontecer futuramente. Jogador que merece carinho e que continuamos acreditando”, disse Dorival Júnior.
Casemiro continuou a ser chamado após o fracasso da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, no Catar, quando caiu nas quartas de final para a Croácia. O interino Ramon Menezes o convocou para amistosos e Fernando Diniz, antecessor de Dorival, deu a faixa de capitão ao volante.
Algumas lesões, entretanto, têm atrapalhado o desempenho do atleta no Manchester United. Tradicional no cenário inglês e mundial, os Red Devils também não vivem sua melhor fase, o que impacta nos desempenhos de Casemiro.
O técnico Dorival Júnior também lembrou do zagueiro Thiago Silva, capitão da Seleção em 2022 e que, aos 39 anos, está voltando ao futebol brasileiro para jogar no Fluminense.
“O mesmo com Thiago, com quem falei há 10 dias. Tem um histórico e merece ser respeitado. A não convocação é em razão do que acreditamos neste instante”, disse Dorival.
Na lista de 23 jogadores convocados apenas três atuam no futebol brasileiro. Bento, do Athletico-PR, Guilherme Arana, do Atlético-MG, e Endrick, do Palmeiras, se apresentarão à Seleção Brasileira em 3 de junho, já em Orlando, nos Estados Unidos, quando começa a Data-Fifa.
Alguns jogadores que atuam na Europa já começam a se apresentar no dia 30 de maio.
Veja a lista de convocados para a Copa América
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR) e Ederson (Manchester City)
- Defensores: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Guilherme Arana (Atlético-MG), Wendell (Porto), Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG)
- Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham)
- Atacantes: Endrick (Palmeiras), Evanilson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal), Rafinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona), Vinicius Júnior (Real Madrid)
A Copa América terá 16 participantes, dez da América do Sul e seis da Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central). São quatro grupos de quatro, com confrontos dentro das chaves, e os dois primeiros de cada se classificando para as quartas de final. A partir daí são jogos eliminatórios até se conhecer o campeão.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/fim-de-ciclo-dorival-fala-sobre-ausencia-de-casemiro-na-copa-america/