A demora da CBF sobre o prometido aumento do número de clubes na Série D de 2026 já começa a gerar preocupação dos clubes que não tiveram vagas garantidas na competição de acordo com suas posições nos estaduais do ano em curso. Motivo: há um manifesto assinado por vários clubes que discordam da ideia e sugerem que as mudanças só aconteçam a partir de 2027.

Se a sugestão for aceita, Sampaio Corrêa e Moto vão disputar apenas o Estadual no ano que vem. Como o MAC subiu para a Série C, as duas vagas da D pertencem a Imperatriz e IAPE.

A divulgação das alterações que provocarão o aumento para 93 participantes é aguardada com ansiedade pelos dirigentes, pois com a aproximação do final desta temporada, os clubes precisam elaborar o planejamento que, por sua vez, depende da programação da Confederação Brasileira de Futebol. Sem calendário definido, por enquanto, Moto e Sampaio estão parados, e agora temerosos das mudanças serem adiadas.

A ausência de uma programação atrapalha, inclusive, os contatos dos setores de marketing em busca de futuros patrocinadores. Uma das preocupações dos clubes assinantes do Manifesto é de que provavelmente seriam prejudicados, financeiramente, nos valores das cotas destinadas pela CBF.