
O Maranhão Atlético Clube deixou escapar a oportunidade de sair em vantagem no primeiro jogo das semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro, ao ser derrotado pelo Santa Cruz por 1 a 0 na tarde deste domingo (14), no Estádio Castelão.
De nada adiantou o domínio atleticano na maior parte do jogo, pois num lance de cobrança de falta no segundo tempo, a defesa cochilou e o atacante Renato fez um golaço que ocasionou a vitória do clube pernambucano.
No próximo sábado, às 19h30, na Arena Pernambuco, os dois clubes voltam a se enfrentar, desta vez, em Recife e o Tricolor do Arruda jogará por um empate para ser finalista. Ao MAC, só a vitória interessa.
O jogo
O Maranhão impôs um domínio no primeiro tempo, tendo maior volume no ataque, explorando, principalmente as bolas aéreas. Ryan foi o atleta mais agressivo do ataque atleticano. Porém, o time maranhense cometeu alguns erros na defesa, o que ofereceu duas chances perigosas para o Santa Cruz.
Aos 9 minutos, a zaga entregou um presente ao ataque visitante, o que obrigou Jean a fazer uma defesa milagrosa. Na sobra para Tiago Galhardo, o alívio do Castelão quando o zagueiro Keven salvou quase em cima da risca fatal.
O Santa Cruz começou o segundo tempo mais agressivo, tanto que aos 4 minutos Matheus Vinícius cabeceou em cheio para o gol, que foi anulado devido a uma falta do ataque. Esse lance não foi o único em que o defensor do Santa Cruz castigou o time do MAC.
Na segunda etapa, o Maranhão Atlético manteve a busca por gols, insistindo nos cruzamentos pelo alto. No entanto, a defesa do Santa Cruz afastou todos. E foi justamente da parte de cima do jogo que veio o gol pernambucano.
Aos 32 minutos do segundo tempo, a partir de uma falta, a bola encontrou Matheus Vinícius novamente no lado direito. Ele cabeceou e Renato, livre, no meio da área, não desperdiçou e acertou um voleio monumental. Santa Cruz 1 a 0.
O MAC ainda tentou uma sobrevida com as entradas de Romarinho, Mikeias e Lucas Manga. Porém, a estratégia não teve efeito, nem mesmo com a presença de Jorge e Railson. O peso do tempo desgastou a contundência maranhense. Assim, o clube pernambucano precisou apenas administrar o resultado e concluir a partida em 1 a 0, uma vantagem preciosa para a próxima, quando jogará em casa, no próximo sábado.
MELHORES MOMENTOS
(1º tempo)
9min – Ryan recebe livre na direita, deriva para o meio e bate em direção ao gol mas a zaga desvia para escanteio.
11min – Erro na saída de bola de Dudu, Geovany chuta, Jean defende com os pés, na sobra Galhardo finaliza, mas Keven afasta o perigo, quase debaixo do gol.
23 min – O goleiro Jean faz o lançamento errado, Toty lança Galhardo e este chuta rasteiro, no canto, perigosamente, mas pela linha de fundo.
28 min – Ryan desce pela direita e lança para Igor, que cruza, porém, o ataque chega atrasado e a bola cruza toda a pequena área.
30min – Outra vez Ryan, desta vez, de calcanhar para Igor, que cruza da direita para Rafael chegar com atraso.
42 min –Vagalume recebe livre na entrada da área, mas na hora do arremate final, chuta forte, por cima do gol.
(segundo tempo)
4min – cruzamento na área do MAC, a bola é desviada para o gol por Matheus Vinicius, mas o árbitro marcou falta do ataque e anulou o gol.
13min – Boa jogada de ataque dos atleticanos, Rafael na esquerda lança para Radija, que chuta, o goleiro defende parcialmente e afasta o perigo.
16min– O Santa troca passe no meio de campo e a bola sobra para Thiago Galhardo na intermediária. Ele bate forte, de longe, pela linha de fundo.
18min – Radija desce perigosamente pelo lado esquerdo e cruza para Vagalume cabecear, mas o goleiro do Santa defende.
31min – Contragolpe do Santa Cruz, Thiaguinho penetra pelo lado esquerdo e bate na saída do goleiro Jean que faz defesa espetacular.
32min – Cobrança de falta da esquerda do ataque do Santa, Mateus Vinicius cabeceia da direita para o meio da área e Renato, livre, bate de voleio, forte, sem chance para Jean, fazendo 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
Maranhão -Jean; Igor Nunes, Fernando, Keven e André Radija (Lucas Manga); Dudu, Rosivan (Raílson) e Vagalume (Romarinho); Ryan, Clessione (Mikeias) e Rafael (Jorge).
Técnico: Marcinho Guerreiro
Santa Cruz – Rokenedy; Eurico, William Alves e Matheus Vinícius; Toty, Pedro Favela (Jonatas Paulista), Gabriel Galhardo, Willian Júnior (Lucas Siqueira) e Rodrigues (Yuri Ferraz); Thiago Galhardo (Renato) e Geovany (Thiaguinho).
Técnico: Marcelo Cabo
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos de SP).
Renda e público: Não divulgados
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/mac-domina-o-santa-cruz-mas-vacila-e-perde-o-primeiro-duelo-em-casa/