22 de novembro de 2024
Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos
Compartilhe:

São Paulo – Faleceu nesta quinta-feira, 24 de outubro de 2024, José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, aos 66 anos. Um dos maiores boxeadores do Brasil, Maguila sofria de encefalopatia traumática crônica, ou demência pugilística, desde 2013. A notícia foi confirmada por sua esposa, Irani Pinheiro, em entrevista à TV Record.

Maguila foi uma das figuras mais marcantes do boxe brasileiro, com uma carreira que se estendeu por 17 anos. Ele acumulou um impressionante cartel de 85 lutas, com 77 vitórias (61 por nocaute), 7 derrotas e 1 empate. Entre seus adversários estiveram lendas do boxe mundial, como Evander Holyfield e George Foreman.

O início no boxe

Nascido em Aracaju, no dia 11 de julho de 1958, Maguila cresceu assistindo a lutas de Muhammad Ali e Éder Jofre em uma TV preto e branco na casa de um vizinho. Inspirado pelo estilo e pela grandeza de Ali, decidiu seguir carreira no boxe. Aos 14 anos, mudou-se para São Paulo em busca de uma vida melhor, trabalhando como ajudante de pedreiro.

– Sempre fui fã de Muhammad Ali e quis lutar boxe por causa dele. Assisti a muitas lutas dele e pensei: ‘Vou ser boxeador’ – disse Maguila em entrevista ao ge em 2015.

Conquistas e trajetória no boxe

Maguila começou a treinar boxe em 1979, e sua primeira luta profissional aconteceu em 1981. Em 1983, ele se sagrou campeão brasileiro de pesos-pesados após vencer Waldemar Paulino no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. No ano seguinte, conquistou o título sul-americano ao nocautear o argentino Juan Antonio Figueroa, mantendo o cinturão por 10 anos.

Além de títulos nacionais e sul-americanos, Maguila também conquistou o cinturão das Américas pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC) e o da América Latina pela Associação Mundial de Boxe (WBA) e pela Federação Internacional de Boxe (IBF). Em 1995, ele se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão mundial dos pesos-pesados pela Federação Mundial de Boxe (WBF), ao vencer Johnny Nelson.


LEIA TAMBÉM

Grandes confrontos: Holyfield e Foreman

Entre os momentos mais marcantes da carreira de Maguila estão as lutas contra Evander Holyfield e George Foreman. Em 1989, Maguila enfrentou Holyfield em Nevada, nos Estados Unidos. Embora tenha começado bem, o brasileiro acabou sendo nocauteado no segundo round.

Um ano depois, Maguila subiu ao ringue para enfrentar George Foreman, um dos maiores nomes do boxe mundial. A luta, que aconteceu em Las Vegas, terminou com um nocaute de Foreman no segundo round. Maguila lembrou com humor desse confronto em uma entrevista: “Falar do Foreman é lembrar das quedas. Ele nem se mexia quando eu batia nele”, brincou o ex-boxeador.

A luta contra a demência pugilística

Diagnosticado em 2013 com encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, Maguila enfrentou uma batalha contra a doença. Causada por repetidos golpes na cabeça, a condição afeta a memória e causa confusão mental. Nos últimos anos, o ex-boxeador vivia em uma clínica no interior de São Paulo, onde recebia cuidados diários.

Maguila

Em 2018, Maguila e sua família consentiram em doar seu cérebro para estudos científicos, na esperança de contribuir para pesquisas sobre os impactos dos golpes na cabeça em esportes como o boxe.

Perguntas frequentes sobre Maguila e sua carreira

O que é a demência pugilística?
É uma doença neurodegenerativa causada por golpes repetidos na cabeça, afetando a memória e o comportamento.

Quantas lutas Maguila teve em sua carreira?
Maguila participou de 85 lutas, com 77 vitórias, sendo 61 por nocaute.

Quais os títulos mais importantes de Maguila?
Maguila foi campeão brasileiro, sul-americano, das Américas e conquistou o título mundial pela Federação Mundial de Boxe (WBF).

Quem foram os maiores adversários de Maguila?
Os adversários mais famosos de Maguila incluem Evander Holyfield e George Foreman, ambos campeões mundiais dos pesos-pesados.

O post Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos apareceu primeiro em Diário Carioca.

Fonte: https://www.diariocarioca.com/esportes/maguila-lenda-do-boxe-brasileiro-morre-aos-66-anos/