25 de novembro de 2024
Mais da metade dos torcedores brasileiros consideram Pelé o maior
Compartilhe:

Rei do Futebol só tem um: Pelé. No coração dos torcedores brasileiros, Edson Arantes do Nascimento segue sendo o maior jogador de futebol da história, de acordo com a pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor, feita em parceria por Quaest/CNN/Itatiaia.

Na visão de 52% dos entrevistados, Pelé é o maior de todos os tempos — e com folga. O ex-jogador do Santos tem 41 pontos percentuais de vantagem sobre o argentino Lionel Messi, que ficou em segundo lugar no ranking. Nem mesmo a somatória de todos os votos dados a outros jogadores se iguala ao apreço pelo eterno camisa 10, tricampeão mundial em 1958, 1962 e 1970.

Na comparação com 2023, Pelé caiu 14 pontos percentuais. Por outro lado, Messi, Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo, Neymar e Ronaldo Fenômeno subiram na pesquisa. Somados, eles receberam pouco mais da metade dos votos de Pelé.

O ídolo do Santos, entretanto, não foi o único a perder pontos na pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor. Sempre comparado a Pelé, o argentino Diego Maradona também viu sua popularidade diminuir e passou de 3% para 2% dos votos.

O comparativo do Top 3 de maiores jogadores de todos os tempos traz apenas uma mudança de 2023 para 2024. Em terceiro lugar, Ronaldinho Gaúcho assumiu a vaga que era de Ronaldo Fenômeno, enquanto Pelé e Messi seguem no topo.

Pelé é líder disparado entre todas as faixas etárias

O Rei do Futebol faz jus ao apelido entre torcedores brasileiros de todas as idades. Além de receber 45% dos votos com o público de 31 a 50 anos, Pelé recebeu 55% entre os mais jovens (16 a 30 anos), assim como entre os mais velhos (51 anos ou mais).

Uma diferença curiosa também está na faixa intermediária de idade, na qual Ronaldinho e Ronaldo Fenômeno superam Messi e ficam empatados em segundo lugar.

A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados.

A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/mais-da-metade-dos-torcedores-brasileiros-consideram-pele-o-maior-da-historia-veja-citados/