
O sonho do título nacional inédito acabou na noite deste sábado (20) para o Maranhão Atlético Clube. O Quadricolor não conseguiu inverter a vantagem do Santa Cruz, que venceu o primeiro jogo em São Luís (1 a 0) e empatou o segundo (sem gols), na Arena Pernambuco. Agora, o Tricolor do Arruda vai enfrentar o Barra-SC, que se classificou após a vitória por 3 a 2 sobre a Inter de Limeira-SP.
O jogo
Um protagonismo diferente marcou o embate. Jorge veio como titular do MAC, atuando pelo meio e às vezes pela esquerda, utilizando-se de dribles e passes muito contundentes. Com o placar parcial obtido fora de casa, o Santa Cruz entrou em campo ovacionado por sua enorme torcida, uma das maiores do Nordeste.
Os primeiros minutos, porém, mostraram que o MAC estava disposto a movimentar o placar muito cedo. Logo a 1 minuto, Vagalume quase abre o marcador, num chute forte, que o goleiro Rokenedy salvou com o pé antes da bola balançar a rede.
Várias oportunidades foram desperdiçadas pelos atleticanos no primeiro tempo, enquanto o adversário teve apenas uma com Pedro Favela. A torcida não gostou e vaiou seu time no intervalo.
O time maranhense manteve a intensa marcação alta até o fim da etapa inicial, o mesmo ocorrendo no segundo tempo. Foi uma sequência de jogadas perigosas, inclusive no segundo tempo, tendo uma bola no travessão, num chute do lateral André Radija.
O jogo terminou com o Bode apertando o Santa até nos minutos finais. Acuado em seu próprio campo, no entanto, os comandados do técnico Marcelo Cabo garantiram o empate e a classificação.
MELHORES MOMENTOS
(1º tempo)
50 seg – Jorge lança Clessione, que faz o corta-luz para Vagalume na direita bater forte e rasteiro. O goleiro Rokenedy defende com o pé e afasta o perigo.
2.min – Clessione recebe na entrada da área, ajeita e chuta forte pela linha de fundo, sem ameaça ao gol.
23min – Clessione livra-se de Balotelli e na hora do chute é derrubado pelo zagueiro Eurico na meia-lua. Radija cobra a falta por cima da meta.
29min – Vagalume tabela com Jorge, que arremata forte, pelo alto, lado direito do esquerdo do goleiro, para fora.
31min – Escanteio cobrado por Geovany do lado direito. Pedro Favela cabeceia no “segundo pau” e Jean desvia para escanteio.
33min – Lateral cobrado por William Ferraz para finalização de Pedro Favela, com perigo, mas para fora.
(2º tempo)
3min – Clessione tabela com Radija, que bate forte. A bola choca-se contra o travessão do goleiro Rokenedy.
7min – Pedro Favela, de fora da área, chuta forte, mas a bola desvia na defesa e vai para escanteio.
9min – Geovany lança Galhardo em profundidade pela esquerda. Ele desvia da zaga, mas o chute fraco para nas mãos de Jean.
15min – Boa trama do ataque do MAC. A bola fica com Dudu, que chuta com perigo, no lado direito do goleiro.
18min – Ryan deriva para o meio e chuta forte, mas a bola sobe e sai pelo lado direito de Rokenedy.
29min – Clessione faz a jogada mais bonita do jogo. Ele domina e dá uma “pucheta”, obrigando o goleiro a fazer difícil defesa e desviar a bola para escanteio.
36min – O lateral Igor vai à linha de fundo e cruza rasteiro, com perigo, mas o goleiro do Santa antecipa-se e defende antes da chegada de Clessione.
38min – Ariel chuta de longe e quase surpreende o goleiro Jean. A bola passa raspando o poste direito.
40min – Lucas Manga cruza da esquerda e Clessione cabeceia fraco, para mais uma defesa de Rokenedy.
FICHA TÉCNICA
SANTA CRUZ – Rokenedy; Yuri Ferraz (Hiago Ribeiro), Eurico, William Alves e Rodrigues; Pedro Favela (Jonatas Paulista), Gabriel Galhardo, Wagner Balotelli e Willian Júnior (Matheus Vinícius); Thiago Galhardo (Ariel) e Geovany (Adailson).
Técnico: Marcelo Cabo
MARANHÃO – Jean; Igor Nunes, Júlio Nascimento (Fernando), Keven e André Radija (Lucas Manga); Dudu (Railson), Rosivan e Jorge (Rafael); Ryan, Clessione e Vagalume.
Técnico: Marcinho Guerreiro
Público – 40.892 torcedores
Renda – R$ 1.4654.750,00
Árbitro – Leo Simão Holanda (CE)
Assistentes – José Moracy de Sousa e Silva (CE) e Eleutério Felipe Marques Júnior (CE).
VAR – Leonardo Rotondo Pinto (MG), Frederico Soares Vilarinho (MG) e Jailson Macedo Freitas (BA).
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/maranhao-aperta-o-santa-mas-fica-no-empate-e-fora-da-final/