1 de outubro de 2025
Maranhão Atlético Clube faz 93 anos em clima de acesso
Compartilhe:

No dia 24 de setembro de 1932, nasceu o Maranhão Atlético Clube, uma das mais tradicionais agremiações no cenário esportivo maranhense. A origem do time tem ligação com o clube Syrio Brasileiro. Devido a divergências sobre a condução da equipe, houve a decisão de fundar um novo clube da cidade. Surgia, então, o simpático MAC, hoje apelidado de Demolidor de Cartazes, por sua fama de desbancar as equipes que mais se destacam em seus estados e em diversas regiões.

O time atleticano tem uma história de muitas glórias. Já se sagrou campeão maranhense 16 vezes. Além do Estadual, o Maranhão teve outras importantes conquistas em competições da Federação Maranhense de Futebol. Nesta temporada de 2025, o clube teve um calendário, com a disputa do Brasileirão Série D, Campeonato Maranhense, Copa do Brasil e Pré-Copa do Nordeste. No estadual, a equipe foi vice-campeã.

Na Série D, destacou-se pelo acesso à terceira divisão (Série C) do Brasileirão, ainda bastante comemorado pela sus torcida, dirigentes, comissão técnica e jogadores. A data será comemorada com uma missa em ação de graça na Igreja do Menino Jesus de Praga, na Cohama e no sábado a diretoria estará reunida com funcionários. No domingo acontecerá a tradicional pelada dos ex-jogadores, segundo informou ontem ao O IMPARCIAL o presidente Carlos Eduardo Dias.

Campanhas

O primeiro campeonato conquistado pelo Maranhão foi cinco anos após sua criação. Em 1937, o MAC faturou o torneio, algo que sucedeu em 1938 onde dividiu o título com o Tupan, pois a partida final, não foi realizada na época. Uma das temporadas mais vitoriosas do MAC aconteceu em 1979, quando participou do Campeonato Brasileiro. Com oito vitórias, três empates e cinco derrotas, o MAC terminou no 26º lugar entre 93 participantes, ficando à frente de clubes grandes, como Fluminense, Bahia e Botafogo.

Nos anos 90, o Maranhão foi superior aos demais concorrentes, principalmente Sampaio Corrêa e Moto Clube. Pela primeira vez o clube ganhou um tricampeonato, 1993, 1994 e 1995, além do torneio de 1999. Participou da Copa do Brasil de Futebol pela primeira vez em 1994.

Em 2000, o Bode Gregório  foi vice-campeão da Copa Norte. Em 2023, o MAC bateu o Moto Club nos tiros livres penais e levantou o título estadual. Neste ano de 2025, o Bode voltou a ser campeão maranhense, e acaba de conquistar o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, de forma brilhante.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/maranhao-atletico-clube-faz-93-anos-em-clima-de-acesso/