
O Maranhão levou 27 atletas para a Copa Norte e Nordeste de Levantamento de Peso Olímpico – 2025. E mais uma vez, o desempenho foi excepcional. Foram 39 medalhas conquistadas, mostrando como o Estado é uma potência nacional do esporte. O Maranhão ainda faturou o 1º lugar no Geral da categoria Feminina e o 2º lugar no Geral da categoria Masculina. A competição foi realizada no Ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza (CE), no final de agosto.
A Copa Norte e Nordeste reuniu 120 atletas de sete Estados, que disputaram pódio em diversas categorias, divididas do juvenil ao máster. E das 39 medalhas conquistadas pelo Maranhão foram: 27 medalhas de ouro; 8 medalhas de prata e 4 medalhas de bronze. A comissão técnica da delegação maranhense foi formada pelo o diretor Eduardo Roberto (Dudu LPO), a treinadora Lívia Soares e o treinador Guilherme Santos.
No feminino, destaque para a atleta Emily Antunes, que faturou três ouros e foi eleita a melhor atleta da competição, levantando 73kg na modalidade Arremesso e 90k no Arranco. No Masculino, destaques para Rykelme Emanoel e Isaac Gomes, os dois conquistaram três ouros. Rykelme levvantou 80kg no Arranco e 95kg no Arremesso. E Issac levantou: 120kg no Arremesso e 160 kg no Arranco.
Os dois atletas do Maranhão (Emily e Isaac) integram a delegação brasileira das categorias de base do LPO, inclusive tendo títulos brasileiros (os dois já foram campeões Brasileiros Sub-17) e participações em competições internacionais.
E além dos atletas das categorias de base que também competiram nas categorias adultas, o LPO maranhense levou duplas de ‘pai e filho’ para a competição, evidenciando como o esporte é para toda a família.
O diretor da delegação maranhense, Eduardo Roberto (Dudu LPO), faturou ouro na máster, e o filho do Dudu, João Roberto, conquistou 3 ouros na competição. O atleta Rafael Carvalhedo também faturou ouro na máster, e ainda torceu pela vitória do filho, o jovem Gael Eloi (7 anos), que conquistou o ouro na categoria infantil.
“Mais uma vez, voltamos com a bagagem cheia de medalhas. Fico muito feliz pelo desempenho dos nossos atletas, que conquistaram medalhas em diversas categorias. Uma prova de como o LPO maranhense é destaque nacional e internacional. E a ‘Copa Norte e Nordeste’ serviu como preparação para o Campeonato Brasileiro que será realizado em outubro, no município de Três Rios (RJ)”, disse Eduardo Roberto (Dudu LPO), diretor técnico da Felp-MA.
Vale lembrar que o trabalho desenvolvido pela Federação Maranhense de LPO (Felp-MA) já proporcionou à São Luís se tornar o centro do LPO Brasileiro, quando sediou dois eventos nacionais: a Copa Norte e Nordeste de LPO (no ano de 2023) e o Campeonato Brasileiro Adulto de LPO (no ano de 2024).
Na Copa Norte e Nordeste, os atletas maranhenses que participaram foram: Alicia Valentina (prata); Julia Assunção (ouro); Thais Cantanhede (dois ouros); Pedro Miqueias (bronze); Matheus David (prata); Rykelme Emanoel (três ouros); Israel Julião (ouro e prata); João Roberto (3 ouros); João Victo (ouro e prata); Adriano David; Rafael Carvalhedo (ouro); Emily Antunes (3 ouros); Diane Botelho (ouro); Giovanny Rosa (prata); Enzo Arrais (prata e dois bronzes); Leonardo Fontenelle (ouro); Isaac (3 ouros); Natália Brito (bronze); Giovana Jansen; Eduardo Dudu (ouro); Fernanda Moreno (ouro); Maria Emília (ouro); Débora (ouro e prata); José Henrique (ouro); Gael Eloi (ouro).
Curiosidade LPO
No Levantamento de Peso Olímpico, os atletas executam dois movimentos principais: o arranco (snatch) e o arremesso (clean and jerk). No arranco, o atleta levanta a barra de uma só vez, do chão até acima da cabeça. Já no arremesso, o levantamento é feito em duas etapas: primeiro, a barra é levantada até a altura do peito (clean), e depois, é impulsionada acima da cabeça (jerk). O atleta tem três tentativas para cada movimento.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/maranhao-conquista-1o-e-2o-lugar-na-copa-norte-e-nordeste-de-levantamento-de-peso-olimpico/