9 de setembro de 2025
Maranhão é o melhor time desta temporada
Compartilhe:

Com um elenco que utilizou apenas 37 jogadores em 2025, o Maranhão Atlético Clube teve um aproveitamento técnico muito proveitoso nesta temporada. Não foi um bom começo, com eliminação na pré-Copa do Nordeste e Copa do Brasil, mas ainda assim conseguiu levantar o título máximo do Estadual,  além da bela campanha desenvolvida ao longo da Série D do Campeonato Brasileiro.

Por isso, torcedores, dirigentes e comissão técnica têm muito que comemorar, pois o time levou vantagem sobre os demais, considerados grandes, notadamente o Sampaio Corrêa, que teve 65 atletas registrados, quase o dobro dos atleticanos.

Os números do matemático Manoel Martins, fornecidos a O Imparcial antes do último sábado, quando a equipe maqueana enfrentou o ASA de Arapiraca, apontavam 39 jogos disputados, 14 vitórias, 14 derrotas e 11 empates. Nota-se que, para chegar a este perfil de vencedor, o Quadricolor passou por momentos de oscilações,  mas soube dar a volta por cima  quando acabou sendo finalista do Estadual diante do Imperatriz, segundo clube de maior investimento depois do Sampaio.

O bom desempenho da equipe, após a chegada do técnico Marcinho foi suficiente para garantir não apenas uma boa campanha no Brasileiro de 2025. Também terá presença certa nas copas do Nordeste, do Brasil, e Brasileiro de 2026.

Time foi reforçado com os “pés no chão”

Administrado com uma folha de pagamento mensal que beira os R$ 300 mil, segundo fontes extraoficiais, sem nenhum patrocinador de grande porte, o MAC chegou ao patamar

de melhor elenco maranhense devido ao rigoroso controle de gastos nas contratações e, principalmente, a cautela na importação de alguns atletas. Mesmo assim, determinados jogadores passaram pelo Parque Valério Monteiro e não produziram a contento. Esse número, porém, é bem inferior que os registrados pelos três maiores concorrentes – Sampaio, Imperatriz e Moto Club.

Nem mesmo quando o MAC necessitou de reforços para as fases eliminatórias (mata-mata), a diretoria se precipitou. Apostou no grupo, que em determinadas posições nem tinham reservas à altura, como por exemplo, nos atacantes de lado e no comando do ataque, onde Clessione não atravessava boa fase, mas deu uma grande arrancada e se recuperou exatamente nas fases mais importantes do Estadual e da Série D do Brasileiro.

Na quarta divisão, o Maranhão, até antes do jogo do sábado (6/09), teve uma sequência preocupante na primeira fase e, quando a maioria já não mais contava com a classificação, veio a reação exatamente em cima do time que fazia a melhor campanha: o Altos-PI, em pleno Lindolfo Monteiro, isto é na casa do adversário. Daí por diante, foram só vitórias importantes diante de equipes então ostentando invencibilidade como Tuna, Central de Caruaru e ASA de Arapiraca.

Pelo bom desempenho na Série D, o Maranhão dificilmente conseguirá segurar boa parte dos jogadores considerados titulares. 

Muitos deles já receberam propostas de outros clubes, antes mesmo da segunda partida em Alagoas. É certo, também, que alguns atletas que chegaram como reforços e não corresponderam às expectativas, serão liberados.

Jogadores utilizados em 2025

Goleiros (2): Jean e Vitão.
Zagueiros (11): André Radija, Arlan, Fernando, Franklin, Igor Nunes, Julio Nascimento, Keven, Lucas Manga, Luís Fernando, Maicon e Willians Sergipano.
Meio campistas (13): Anderson Paraíba, Bedeu, Breno Alan, Caio Santiago, Dudu, Jerry, Jorge Rocha, Kessinho, Lucas Campos, Railson, Rodrigo Correia, Rosivan e Vagalume;
Atacantes (11): Anicete, Capote, Clessione, Dieguinho, Emerson Carvalho, Mateus Matias, Mikeias, Rafael, Ryan, Romarinho e Vitinho.
Técnicos (2): Flávio Araújo e Zé Augusto.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/maranhao-e-o-melhor-time-desta-temporada/