
São Luís, 03 de abril de 2025 – Um estudo divulgado pela FIFA no final do mês passado revelou que apenas 22% das equipes femininas de futebol no mundo são comandadas por mulheres, evidenciando a desigualdade de gênero no setor técnico da modalidade. O levantamento, que analisou 86 ligas e 668 clubes, aponta um cenário semelhante no Brasil: das 16 equipes da Série A do Campeonato Brasileiro Feminino, apenas quatro têm treinadoras à frente do time.
Mudar essa realidade exige investimentos e oportunidades que incentivem a presença feminina em cargos de liderança no futebol. Um exemplo dessa iniciativa é o Curso de Formação de Treinadores de Futebol Feminino, promovido pelo Clube de Regatas do Flamengo, que acontecerá nesta sexta-feira (04) no bairro do Maracanã, em São Luís. Voltado para professores de educação física, treinadores e líderes de projetos comunitários, o curso teve mais da metade das 80 vagas preenchidas por mulheres – um dado relevante para o fortalecimento da participação feminina no comando técnico da modalidade.
“Infelizmente a representatividade das mulheres dentro do futebol ainda é pequena. É um esporte tão apaixonante, que vivemos desde a infância. E, para quem faz parte dessa atmosfera, seja como atleta, professora ou treinadora, conhece bem esse cenário.”, ressaltou Sibelly Cristina, treinadora de um projeto social de futebol com mulheres, desenvolvido pelo Instituto Formação e que irá participar do curso promovido pelo Flamengo. “Um curso como esse, nos proporciona: a oportunidade de conhecer, de pertencer, de representar, de aprender sobre nós mesmas e, sobretudo, de nos capacitar. Afinal, o futebol muda a cada dia, trazendo novas dinâmicas, novas formas de aprender e de ensinar.”
Sobre o curso
Com programação das 8h às 17h, o curso oferecerá aulas teóricas abordando temas como preparação física, metodologia, técnica e gestão no futebol feminino.
“O Flamengo, mais uma vez, demonstra seu compromisso com o fomento ao futebol feminino. Neste evento, os profissionais da região terão acesso ao primeiro módulo do curso de capacitação de treinadores de futebol feminino ministrado fora do Rio de Janeiro por especialistas do clube. Temos certeza de que este será um marco na região”, destaca André Rocha, gerente de futebol feminino do Rubro-Negro.
A iniciativa é gratuita e patrocinada pela Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, em parceria com o Instituto Formação. O objetivo é fortalecer a base do futebol feminino no Brasil, agora ampliando essa formação no Maranhão.
“Acreditamos que o futebol é um caminho eficaz para o desenvolvimento social e para a construção de novos projetos de vida”, afirma Fernanda Fingerl, gerente da Fundação Vale e responsável pela gestão de recursos voltados ao esporte.
Fonte: https://oimparcial.com.br/esportes/2025/04/mulheres-ainda-sao-minoria-no-comando-tecnico-de-equipes-do-futebol-feminino/