
A sequência de jogos no Estádio Castelão tem preocupado a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel). Devido às fortes chuvas que afetam a Ilha nesta época do ano, o gramado vem sendo castigado e, por isso mesmo, passou por várias intervenções, visando deixar aquele local em amplas condições de disputa das partidas do Campeonato Maranhense e Nordestão.
Nos últimos dias, a situação se agravou, apesar do constante trabalho de recuperação desenvolvido pelas equipes especializadas. Por isso, a Sedel resolveu, ontem, baixar uma portaria “proibindo a realização de aquecimento pré-jogo no campo, em dias de chuva intensa ou em condições climáticas que comprometam a segurança dos atletas e a qualidade do gramado”.
A medida acrescenta que “nos casos em que o aquecimento em campo for suspenso, as equipes deverão realizar suas atividades de preparação física em áreas cobertas ou espaços alternativos previamente designados, garantindo a segurança dos atletas e a preservação do gramado”.
Para justificar a portaria, o titular da Pasta, Naldir Lopes, pontuou os seguintes detalhes.
“Considerando o disposto no Regulamento Geral das Competições (RGC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que determina a responsabilidade das entidades organizadoras e dos clubes em garantir a segurança dos atletas e preservar as condições do gramado para a prática esportiva; o artigo 5º do Regulamento Geral das Competições da Federação Maranhense de Futebol (FMF), que estabelece a adoção de medidas preventivas para evitar riscos aos jogadores e preservar a qualidade do gramado durante as competições estaduais; que a cidade de São Luís/MA atualmente conta com apenas um estádio de futebol em funcionamento, o que exige um cuidado redobrado com a preservação do gramado, a fim de garantir sua disponibilidade para os eventos esportivos programados; e que a realização de aquecimento no gramado durante condições climáticas adversas pode aumentar a deterioração do campo, tornando-o impraticável para as partidas, além de expor os atletas a um risco maior de lesões musculares e articulares”.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/02/proibido-aquecimento-no-gramado-do-castelao/