O Palmeiras lutou, mas não fez valer o “fator casa” e, com o empate com o Botafogo nesta quarta (21), no Allianz Parque, encerrou sua participação na Libertadores de 2024. A queda nas oitavas de final agrava um tabu vivido pelo time de Abel Ferreira como mandante na Copa. São seis partidas consecutivas sem vencer em confrontos eliminatórios.
Sem levar em consideração partidas das fases de grupos, o Palmeiras venceu pela última vez no Allianz Parque pela Libertadores em julho de 2022: 5 a 0 no Cerro Porteño pelas oitavas de final.
Desde então, o Verdão enfrentou Atlético, duas vezes, Athletico-PR, Deportivo Pereira, Boca Juniors e Botafogo – e empatou todas as partidas.
O confronto desta noite marcou a terceira eliminação neste cenário. O mesmo aconteceu nas semifinais da Libertadores de 2022 e 2023. Relembre os jogos abaixo.
- Palmeiras 0 (6) x (5) 0 Atlético (quartas de final – Libertadores de 2022 – classificado)
- Palmeiras 2 x 2 Athletico-PR (semifinal – Libertadores de 2022 – eliminado)
- Palmeiras 0 x 0 Atlético (oitavas de final – Libertadores de 2023; classificado por vitória no jogo de ida)
- Palmeiras 0 x 0 Deporivo Pereira (quartas de final – Libertadores de 2023; classificado por vitória no jogo de ida)
- Palmeiras 1 (2) x (4) 1 Boca Juniors (semifinal – Libertadores de 2023 – eliminado)
- Palmeiras 0 x 2 Botafogo (oitavas de final – Libertadores de 2024 – eliminado)
Com as quedas precoces na Copa do Brasil e da Libertadores, resta ao Palmeiras a disputa do Campeonato Brasileiro. O time está na terceira posição, com 41 pontos.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/futebol-internacional/libertadores-da-america/queda-para-o-botafogo-agrava-tabu-do-palmeiras-em-casa-pela-libertadores/