Rodrygo nem tinha nascido quando em 1994 a Seleção Brasileira conquistou o Tetra nos Estados Unidos. A final contra a Itália foi no Rose Bowl, em Los Angeles, cidade onde a delegação do Brasil está neste momento se preparando para a estreia na Copa América de 2024. O Brasil enfrenta a Costa Rica na próxima segunda-feira (24) no SoFI Stadium, pelo Grupo D.
São 30 anos de 1994 para cá, e naquele Mundial o Brasil estava havia 24 anos sem erguer a taça, mesmo tempo que vai se completar daqui a dois anos, em 2026, na Copa do Mundo dos Estados Unidos, México e Canadá. Com 23 anos, o atacante Rodrygo diz que é a hora dessa geração provar que pode ganhar.
“Sabemos que somos uma geração que falta um título, falta provar sua qualidade”, disse o jogador neste sábado (22), em entrevista coletiva.
“O nervosismo sempre bate, mas de uma forma boa, uma pressão de forma boa. Vejo como uma oportunidade de ganhar o primeiro título com a Seleção, o que sempre sonhei desde pequeno. É agarrar com unhas e dentes, dar meu máximo todos os dias, sei que temos um time bom, é começo de trabalho, mas estamos crescendo. Chegou a hora de botar para fora toda essa qualidade que temos pra ganhar esse campeonato”, comentou Rodrygo.
Ele admitiu que seu entrosamento com Vini Jr. do Real Madrid, clube que jogam juntos na Espanha, pode ser fundamental nesta Copa América, já que é início de trabalho para o técnico Dorival Júnior.
“Acho que queima uma etapa ter esse entrosamento. Tem eu e o Vini ali na frente, o Paquetá e o Bruno Guimarães também jogaram juntos já, então tem essa facilidade. Fica mais fácil para o Dorival das as instruções, às vezes usamos algumas movimentações do clube, passamos para o Dorival para usar aqui também” disse Rodrygo.
Para o jogador, o período sem título mundial deixou parte da torcida brasileira desconectada da Seleção Brasileira. E isso pode mudar.
“Acho que talvez metade esteja desconectada, e nossa função é resgatar esse orgulho e acho que estamos no caminho”, disse o atacante.
Copa América de 2024
O torneio conta com 16 participantes, dez da América do Sul e seis da Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central). São quatro grupos de quatro, com confrontos dentro das chaves, e os dois primeiros de cada se classificando para as quartas de final. A partir daí são jogos eliminatórios até se conhecer o campeão.
Os jogos do Brasil na primeira fase
- 24/06 Brasil x Costa Rica, no SoFI Stadium, em Inglewood (região de Los Angeles) – 22h (de Brasília)
- 28/06 Brasil x Paraguai, no Allegiant Stadium, em Las Vegas – 22h (de Brasília)
- 02/07 Brasil x Colômbia, no Levi’s Stadium, em Santa Clara (região de San Francisco) – 22h (de Brasília)
Veja os grupos da Copa América
Grupo A
- Argentina
- Peru
- Chile
- Canadá
Grupo B
- México
- Equador
- Venezuela
- Jamaica
Grupo C
- Estados Unidos
- Uruguai
- Panamá
- Bolívia
Grupo D
- Brasil
- Colômbia
- Paraguai
- Costa Rica
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe:
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/futebol-internacional/rodrygo-vive-a-expectativa-da-estreia-da-selecao-chegou-a-hora-dessa-geracao/