
A seleção brasileira feminina de basquete segue com 100% de aproveitamento na AmeriCupW (Copa América feminina), realizada em Santiago, no Chile. Nesta terça-feira (1), a amarelinha atropelou as adversárias por 73 a 46. Diante do resultado, o Brasil já assegurou a liderança do Grupo A e enfrentará o quarto colocado do Grupo B (Estados Unidos, Colômbia, México, Porto Rico e Chile) nas quartas de final.
A nação que conquistar o título garante participação na Copa do Mundo de 2026, que acontecerá na Alemanha. Já as seleções que terminarem do segundo ao sexto lugar seguirão para a disputa do Pré-Mundial.
A conquista desta terça-feira(1º de julho) foi o terceiro triunfo em apenas três jogos do Brasil no torneio. A seleção estreou a competição com vitória sobre a Argentina, e depois venceu o Canadá. Nesta quarta (2), às 12h40 (horário de Brasília) o time comandado pela técnica norte-americana Pokey Chatman enfrenta Ell Salvador, no confronto de encerramento da fase de grupos.
A armadora Bella Nascimento (camisa 8) foi o destaque da seleção ao somar 14 pontos e sete assistências.
“É um sonho estar aqui, há muito tempo queria jogar pela seleção e estou dando o meu melhor“, disse a atleta de 22 anos, que joga no basquete universitário norte-americano.
O panorama do confronto desta terça (1º) ficou evidente logo no primeiro quarto da partida. A amarelinha fechou a parcial em 31 a 5. Ao perceber que as dominicanas não estavam sendo resistentes, Pokey Chatman modificou a equipe e poupou as principais atletas. A ala Damiris Dantas e a pivô Kamilla Cardoso, por exemplo, principais destaques do Brasil, jogaram por apenas 13 e 12 minutos, respectivamente. No entanto todas as 12 convocadas tiveram oportunidade de entrar em quadra.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/selecao-brasileira-vence-republica-dominicana-e-avanca-as-quartas-da-americupw/