22 de janeiro de 2025
o ano de consolidação da Égide na promoção artística nacional 
Compartilhe:





Em 2024, a Égide produziu e apoiou múltiplos projetos artísticos na área da música, dança, teatro e fotografia. 

Afirmando-se como um elemento pioneiro na construção de pontes entre artistas, promotores de espetáculos e mecenas, a Égide – Associação Portuguesa das Artes terminou 2024 com uma série de produções inéditas que chegaram aos públicos mais diversos, posicionando-se, assim, como um veículo de excelência para a afirmação das artes e dos talentos nacionais. 

“Todas as nossas produções foram importantes para chegar a esta consolidação. Houve momentos incríveis ao longo de 2024, mas o que dá espessura à missão da Égide é o facto de conseguirmos juntar muitas pessoas em função daquilo que gostam de fazer”, afirma Ana Proença, presidente da Égide. 

Durante o ano de 2024, a Égide promoveu e explorou as mais diferentes áreas musicais com concertos únicos, como “Rem Urasin”, um recital de piano de homenagem a Chopin, bem como a segunda edição do Alentejo World Heritage Festival, na qual durante três dias o fado se juntou à morna, numa fusão entre Portugal e Cabo Verde no meio da pequena vila alentejana de Cabrela. 

Um dos grandes sucessos foi “Amália na América – Além do Fado”, um concerto de tributo à rainha do fado que juntou em palco mais de 100 artistas e levou ao CCB a recriação do emblemático concerto de Amália Rodrigues com a Orquestra Filarmónica de Los Angeles no Hollywood Bowl, em 1966. 

Outro grande êxito foi a “Oratória Sensacionista Ode Marítima”, do compositor Nuno Côrte-Real, que celebrou a obra de Fernando Pessoa, imortalizada neste poema do heterónimo Álvaro de Campos. Em palco estiveram 200 artistas profissionais e amadores para honrar e enaltecer a cultura portuguesa e a sua história, através da música e da literatura. 

Em paralelo, o Sefarad Project possibilitou ouvir a beleza da herança musical judaica num incrível espetáculo. 

Com o concerto “Tudo Isto É Jazz” celebrou-se o primeiro centenário do nascimento de Luís Villas-Boas, considerado o pai do Jazz em Portugal. A Égide apoiou, ainda, o lançamento do livro “Luís Villas-Boas, o Pai do Jazz em Portugal”, de João Moreira Santos, onde estão compiladas 70 entrevistas concedidas por Villas-Boas, bem como a estreia do documentário “Luís Villas-Boas: a Última Viagem”, do trompetista e realizador Laurent Filipe. 

Já “City of Glass”, de Daniel Bernardes com o seu trio e com o Coro Ricercare, deu corpo à primeira parte do romance “The New York Trilogy”, do escritor norte-americano Paul Auster, uma interpretação pós-moderna da ficção policial e de mistério. O concerto resultou numa fusão entre a música, a literatura e a fotografia, elevando a experiência a um nível multissensorial. 

Por sua vez, Artur Pizarro e Rinaldo Zhok apresentaram publicamente o disco gravado em Londres, com o apoio da Égide, com obras inéditas do compositor italiano Mario Tarenghi. 

Entre muitos outros projetos, o programa “Arte em Nós” colocou em palco centenas de artistas amadores na área da música e da dança, nomeadamente no projeto “Fulgor”, performance que contou com um corpo de baile participativo que tem em comum o gosto pela dança, a vontade de aprender e o desafio de atuar em grandes palcos. 

2024 foi um ano de consolidação para a Égide e de inspiração para uma melhor e maior promoção cultural e dos artistas. 

Sobre a ÉGIDE: 

A ÉGIDE é uma associação dedicada à promoção da riqueza cultural portuguesa e dos seus artistas, com um histórico de eventos bem-sucedidos que congregam comunidades e exaltam a identidade nacional. O seu objeto social assenta na promoção e apoio a iniciativas de natureza cultural, artística, educativa e social. Neste contexto, posiciona-se como um veículo de excelência para a afirmação das artes e dos talentos nacionais, atuando como catalisadora para a produção e divulgação das artes, da cultura e do conhecimento. A ÉGIDE afirma-se como um elemento pioneiro na construção de pontes entre artistas, promotores de espetáculos e mecenas. 

Conteúdo patrocinado por Égide Artes.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/2024-o-ano-de-consolidacao-da-egide-na-promocao-artistica-nacional/