O 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo apresenta a programação deste trimestre, incluindo música, teatro, dança, cinema, o regresso do Territórios Públicos, encontro de serviços educativos e mediação e do festival Palheta, de Robertos e Marionetas, e a reabertura do espaço Planteia que retoma a programação no arranque da primavera.
O ano fica marcado pelo arranque da programação de cinema na Sala Estúdio Cinema, localizada junto ao Centro de Religiosidade Marítima, que apresenta um filme, quinzenalmente, às quintas-feiras, e promete ciclos temáticos ao longo do ano. Em janeiro e fevereiro, o 23 Milhas sugere os filmes «Pai, Mãe, Irmã, Irmão», de Jim Jarmusch, a 22 de janeiro, “Marty Supreme”, de Josh Safdie, a 5 de fevereiro, e “Hamnet”, de Chloé Zhao, a 19 de fevereiro. As sessões arrancam às 21:30.

Em janeiro, destaque para o concerto “A Residência”, da banda First Breath After Coma e do cantautor Salvador Sobral, em que apresentam oito novas canções conjuntas depois de uma residência artística na Casa Varela, em Pombal, em novembro de 2024. Acontece no dia 24 de janeiro, às 21:30, na Casa da Cultura de Ílhavo.
No dia 31 de janeiro, os mais pequenos são desafiados a passar a noite no Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre, na atividade “Dormir com as estrelas”,não só para dormir, mas para ouvir «Os Contos do Lápis Verde», de Luís Godinho e para construírem lanternas em conjunto. A atividade arranca às 21:00 e dura até à manhã do dia seguinte.
No dia 6 de fevereiro, no contexto do Territórios Públicos, a Formiga Atómica apresenta «O Estado do Mundo (Quando Acordas)», o primeiro espetáculo de um díptico sobre a crise climática, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, às 19:00. No mesmo fim-de-semana, Rui Massena leva «Parents’ House» à Casa da Cultura de Ílhavo, onde apresenta uma viagem íntima, sozinho ao piano, à casa dos seus pais.
A 13 de fevereiro, a companhia A Turma apresenta o espetáculo «A Primeira Vez» na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, com texto e encenação de Tiago Correia, sobre a juventude e a intimidade. Ainda em fevereiro, nota para os concertos de Iolanda, no dia 20, que lança o seu primeiro disco este ano, e ainda a Orquestra Filarmónica Gafanhense, a 22, que apresenta o concerto “La Mer”, a partir da obra homónima de Debussy, comentado por Jorge Castro Ribeiro da Universidade de Aveiro, do INET-md.
Já em março, Hanneke Paauwe e Graeme Pulleyn, da Cem Palcos, apresentam «Anoitecer», uma criação com a comunidade imigrante que trabalha a partir das suas histórias, cultura e língua. No dia 13, o DeCA, da Universidade de Aveiro, apresenta, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, «Songs of Seeking e Fragmentos de Viagem» que propõe uma edição de uma obra musical original que expande os limites da escrita de canções. No dia 20 de março, a mítica banda Sétima Legião regressa aos palcos 40 anos depois do arranque da sua história num espetáculo que é também uma homenagem a Ricardo Camacho, produtor e teclista da banda. O concerto acontece na Casa da Cultura de Ílhavo, às 21:30. A fechar o mês, a companhia de dança italiana HOUSE OF IVONA, apresenta o espetáculo «Selective Breeding», que explora temas complexos ligados à sobrevivência, à manipulação genética e às implicações éticas de evoluir espécies através da seleção artificial.

Fora da programação regular, o Territórios Públicos regressa nos dias 5 e 6 de fevereiro, no Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e nos espaços do Museu Marítimo de Ílhavo, do Centro de Documentação de Ílhavo e da Biblioteca Municipal de Ílhavo, que programam o encontro de serviços educativos e mediação em conjunto com o 23 Milhas. O tema deste ano é a inteligência artificial e os seus desafios para o trabalho na cultura, na informação e no dia a dia. O Palheta – Robertos e Marionetas regressa de 6 a 8 de março e o Planteia reinicia a sua programação, no Plantio de Primavera, com a repintura do espaço, oficinas e o espetáculo «Geringuéu», da d’Orfeu Associação Cultural, que acontece a 29 e 30 de março.
Os bilhetes ficam disponíveis na quarta-feira, 14 de janeiro, em ilhavo.bol.pt e nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
Conteúdo patrocinado por 23 Milhas.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/23-milhas-apresenta-trimestre-com-salvador-sobral-e-first-breath-after-coma-rui-massena-setima-legiao-e-abertura-de-uma-sala-de-cinema/
