O Arranque dos 20 anos do festival é assinalado por dupla estreia e comemorações. A dupla francesa AIR estreia-se no Ageas Cooljazz, para uma noite de celebração dupla, a 9 de Julho, no Hipódromo Manuel Possolo. No ano em que o Ageas Cooljazz celebra 20 anos, os AIR celebram os 25 anos de edição do seu primeiro álbum, “Moon Safari” (1998) com a tour AIR play Moon Safari.
Nicolas Godin e Jean-Benoît Dunckel, são das maiores referências da música eletrónica do mundo, com uma composição sensual e atmosférica que conquista o público desde os anos 90. O álbum que conduz esta tour “Moon Safari”, foi lançado em Janeiro de 1998, inclui temas emblemáticos como “Sexy Boy”, “All I Need”, “Kelly Watch The Stars” e “La Femme D`Argent”. O álbum passou por icónicos estúdios como “Around The Golf” e também pelo marcante Abbey Road, em Londres. O álbum aclamado pela crítica recebeu os primeiros grandes elogios na Mix Mag. Tornou-se um dos álbuns mais incontornáveis da música eletróncia universal aclamado por diversos meios internacionais como Pitchfork, The Face, Spin, Melody Maker, Mojo, Rolling Stone e NME. “Moon Safari” atingiu tops em territórios como Austrália, Dinamarca, Reino unido e Estados Unidos da América.
Os AIR foram também autores da banda sonora do filme de estreia de Sofia Coppola “As Virgens Suicidas”, editando um disco com toda a obra em 2000. Editaram ainda no início dos anos 2000, os álbuns “10.000 Hz Legend” (2001), “Talkie Walkie” (2004), “Pocket Symphony” (2007) e “Love 2”(2009).
Lana Gasparøtti é natural de Lagos, estreia-se também Ageas Cooljazz, onde apresenta o seu primeiro álbum. A luso-croata estudou piano clássico e licenciou-se em piano jazz, iniciando a sua jornada enquanto instrumentista, explorando sonoridades como jazz, hip-hop, drum and bass e música eletrónica. Em 2023, a artista editou os seus primeiros singles – “Something in my way” e “Mar”.
No palco das Cascais Jazz Sessions atuam os MARWAN, um dos vencedores do Concurso de Talentos Ageas Cooljazz by Smooth FM. O projeto composto por Álvaro Pinto e Guilherme Fradinho nos saxofones, Vicente Oliveira na guitarra, Emanuel Inácio no Contrabaixo e António Carvalho na bateria. MARWAN propõe um trajeto com composições e arranjos originais de Vicente Oliveira que cruzam as referências do Jazz Moderno, do Rock e da música contemporânea.
No novo palco das Late Nights fica encarregue de Pedro Dias de Almeida, jornalista da revista VISÃO desde 1994. Ocasionalmente é DJ, quase sempre na dupla Cobertor Eléctrico. “Diversos músicos de todo o mundo têm provado que o universo de Serge Gainsbourg não tem fronteiras. E ele, desaparecido a 2 de março de 1991, quando foi fumar Gitanes para outro lado qualquer, havia de gostar de tudo aquilo em que as suas canções se transformaram. Nesta soirée, ouve-se “Vive la Fête” e “Cibo Mato”, Mick Harvey e Franz Ferdinand, The Kills e Marc Ribot, Aline Frazão e Mike Patton, Sérgio Godinho e Seu Jorge, grupos japoneses e espanhóis, reggae jamaicano e música electrónica… E a voz real de Serge, também, pois claro – do bem-comportado jovem tímido que cantava Le Poinçonneur de Lilas até ao alcoólico Gainsbarre que cambaleava no palco interpretando Love on the Beat.”
O Ageas Cooljazz tem 4 Concertos por Noite
Com abertura de portas às 19h, as Cascais Jazz Sessions by Smooth FM têm início às 20h, no Anfiteatro do Parque Marechal Carmona, depois no Palco Ageas, o Primeiro Concerto, seguindo-se o Grande Concerto no mesmo palco. Após término do Grande Concerto no palco Ageas, as Late Nights arrancam no Anfiteatro do Parque Marechal Carmona. Pode consultar todos os horários do festival aqui.
Conteúdo patrocinado por Live Experiences.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/air-actuam-a-9-de-julho-nos-20-anos-do-ageas-cooljazz/