
A fadista Ana Moura, o cantor José James, os Fogo Fogo e um dos vocalistas dos Massive Attack, Daddy G, estão entre os destaques do festival MIMO, de entrada gratuita, que acontece esta semana em Amarante.
À 6.ª edição em Portugal, o festival originário do Brasil apresenta um cartaz de “muito alto nível” com artistas de 13 nacionalidades, vários dos quais “vêm em exclusivo para o MIMO”, disse a diretora e fundadora do festival, Lu Araújo, em declarações à Lusa.
O MIMO, que acontece na sexta-feira, no sábado e no domingo, “não ocupa um determinado recinto”.
“O festival ocupa a cidade. As pessoas frequentam a cidade inteira. É muito especial acontecer ali, uma cidade linda”, disse Lu Araújo.
O cartaz inclui, entre outros, Ana Moura, José James, Daddy G (em formato DJ set), Fogo Fogo, Juliana Linhares, Aja Monet, Chief Adjuah (anteriormente conhecido como Christian Scott), Momi Maiga, Natascha Falcão, Sona Jobarteh e Roberto Fonseca.
De acordo com Lu Araújo, há sempre um “cuidado de ter artistas consagrados e também abrir espaço a novos artistas para que a cena se renove”.
Os espetáculos do MIMO concentram-se no Parque Ribeirinho, mas acontecem também no Centro Cultural de Amarante, espaço que irá acolher ainda ‘workshops’ e ‘masterclasses’.
O programa do festival inclui ainda visitas guiadas, conversas, uma feira criativa e oficinas para crianças e famílias.
O MIMO aconteceu pela primeira vez em 2004, em Olinda, no Brasil. Desde então realizaram-se 61 edições.
Este ano, já aconteceu uma edição no Rio de Janeiro e, depois de Amarante, o MIMO irá acontecer em Olinda e em São Paulo.
No ano passado, passaram pelo MIMO Portugal, promovido pela Câmara Municipal de Amarante, cerca de 70 mil pessoas.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/ana-moura-jose-james-e-daddy-g-no-festival-mimo-em-amarante-esta-semana/