A ecoar há sete décadas, é uma voz e uma mensagem que voltam a ganhar uma redobrada pertinência perante o atual contexto de tensão e conflito político-militar em várias geografias mundiais. “Anne Frank – O Musical”, a peça que, baseada no famoso diário da vítima do Holocausto, a Plateia d’Emoções estreou há mais de um ano, no Coliseu do Porto Ageas, subirá novamente aos palcos, a refletir no espelho o sucesso das duas primeiras temporadas. O arranque da nova digressão acontece, desta vez, no anfiteatro maior da Póvoa de Varzim.
Nos próximos dias 29 e 30, o Cine-Teatro Garret recebe três sessões da peça de teatro baseada naquele que é um dos mais famosos diários do mundo, com texto e letras do apresentador televisivo Hélder Reis e música de André Ramos (London Symphony Orchestra, Philharmonia Orchestra, London Arts Orchestra e Hong Kong Sinfonietta). No primeiro dia, as sessões destinam-se à comunidade escolar e a de sexta-feira (às 21h30) é aberta ao público.
O apogeu da nova temporada acontecerá, no entanto, no Teatro Tivoli BBVA, de 19 a 21 de março, com sessões sempre às 21h00. Até lá, e depois do palco poveiro, a peça da Plateia tem mais quatro destinos na rota.
A 6 de fevereiro, “Anne Frank – O Musical” chegará a Leiria, ao Teatro Lúcio da Silva. Haverá uma sessão para a comunidade escolar, às 14h30, e outra para o público, às 21h30. O coletivo artístico sediado em Vila Nova de Gaia ruma depois novamente a norte. Para três espetáculos, a 20 de fevereiro, no Grande Auditório do Vilar Oporto Hotel. Que se abrirá para duas atuações, a pensar no público estudantil, às 10h00 e às 14h30, e uma final para todos, às 21h30.
A 27 de fevereiro será a vez do palco do Amarante Cine-Teatro, que terá sessões para as escolas às 10h00 e 14h30, e para as famílias às 21h30. Em Vila Nova de Cerveira, é a sessão para todas as faixas etárias que abre a chegada de “Anne Frank – O Musical” ao Palco das Artes, no dia 8 de março. A 9, há dois horários para receber os alunos dos estabelecimentos de ensino minhotos, às 10h00 e às 14h30.
Décadas volvidas, a obra de Anne Frank continua, assim, a ser um hino à amizade, à família e à esperança. E ganhou ainda maior atualidade perante os enquadramentos de intolerância que estão a crescer no mundo, como sublinha Fernando Tavares, diretor artístico da Plateia d’Emoções.
O musical que envolve cerca de 30 pessoas de diferentes áreas técnicas, coloca 18 atores em palco e evolui por 20 cenas musicadas e 10 músicas originais. A cenografia, que contribui para acentuar a expressividade única e envolvente da peça, reconstitui de uma forma dinâmica o anexo secreto de Amsterdão (hoje casa-museu) onde, em plena II Guerra Mundial, Anne Frank se refugiou durante mais de dois anos.
“Conheça a força, a irreverência, a perseverança, o medo e o talento da jovem que escreveu o diário mais famoso do mundo”, através de um “musical único e envolvente, repleto de emoções e valores” e que permite ver Anne Frank “como nunca foi mostrada”, sublinha-se na sinopse do espetáculo.
A cada espetáculo “Anne Frank – O Musical” semeia novas dinâmicas, transpostas para salas de aulas e potenciadas pelos conteúdos pedagógicos que a companhia artística disponibiliza aos professores dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, depois de assistirem, com os seus alunos, à obra.
A Plateia d’Emoções faculta aos professores um QR Code que dá acesso a atividades pedagógicas transversais, que têm o objetivo de dar continuidade, em sala de aula, aos temas desenvolvidos na peça apresentada. Os materiais foram desenvolvidos por uma equipa de profissionais com experiência no ensino e visam criar o gosto pelo teatro e pela música.
“Anne Frank – O Musical” – Sessões:
- 29 e 30 de janeiro, Póvoa de Varzim, Cine-Teatro Garret. Sessões para a comunidade escolar às 10h30 e 14h30, em ambos os dias; e para o público às 21h30 do dia 30
- 6 de fevereiro, Leiria, Teatro Lúcio da Silva. Sessão para a comunidade escolar às 14h30; e para o público às 21h30
- 20 de fevereiro, Porto, Grande Auditório do Vilar Oporto Hotel. Sessão para a comunidade escolar às 10h00 e 14h30; e para o público às 21h30
- 27 de fevereiro, Amarante, Amarante Cine-Teatro. Sessões para a comunidade escolar às 10h00 e 14h30; e para o público às 21h30
- 8 e 9 de março, Vila Nova de Cerveira, Palco das Artes. Sessão para público geral às 16h00 do dia 8; e para a comunidade escolar às 10h00 e 14h30 do dia 9.
- 19, 20 e 21 de março, Lisboa, Teatro Tivoli BBVA, sempre às 21h00.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/anne-frank-o-musical-vai-passar-por-povoa-de-varzim-leiria-porto-amarante-vila-nova-de-cerveira-e-lisboa/
