22 de novembro de 2024
Antena 3 celebra 30 anos com série dedicada à nova música portuguesa
Compartilhe:





PUB


Antena 3 celebra 30 anos com série dedicada à nova música portuguesa e à criação em liberdade. Novos Cantos Novos estreia a 19 de abril, às 15h30, na RTP2, em antena3.rtp.pt, no canal YouTube da Antena 3 e RTP Palco.

No ano em que se comemoram os 30 anos da rádio Antena 3 e os 50 do 25 de Abril, a série Novos Cantos Novosregressa, de 19 a 26 de abril, a lugares emblemáticos dos tempos da ditadura para lembrar a importância de criar – e viver – em liberdade e democracia.

A Garota Não, Samuel Úria, EU.CLIDES, Capicua, The Legendary Tigerman e xullaji são os protagonistas de “Novos Cantos Novos”. Seis artistas que cresceram já longe da censura e que levam as suas canções, as suas lutas e os seus processos criativos a espaços que foram marcantes para a queda do regime e que se tornam, agora, verdadeiros palcos de Abril.

A produção da Antena 3, a rádio da (nova) música portuguesa, acontece nas Oficinas da CP, no Barreiro; na Fortaleza de Peniche (Museu Nacional Resistência e Liberdade); na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa; no Museu Militar do Porto (antiga sede da PIDE); na Universidade de Coimbra; e no Quartel do Carmo, em Lisboa.

Além de seis concertos, Novos Cantos Novos será também um espaço de reflexão e de conversa sobre Arte e Liberdade.

“Este foi um projeto que criámos na Antena 3, que nos levou a locais emblemáticos do processo que conduziu ao 25 de Abril. Visitá-los 50 anos depois e povoá-los com as canções e as palavras de alguns dos músicos mais significativos da nova geração da música portuguesa foi um desafio criativo e estético. É um prazer e orgulho enorme poder finalmente partilhá-lo com os nossos ouvintes e com os espetadores da RTP2 e RTP Palco”, afirma Nuno Reis, diretor da Antena 3.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.


Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/antena-3-celebra-30-anos-com-serie-dedicada-a-nova-musica-portuguesa-e-a-criacao-em-liberdade/