
A australiana Allysha Joy estreia-se em Portugal com a apresentação no Matosinhos em Jazz. O Coreto do Jardim Basílio Teles recebe a compositora, poeta e instrumentista no dia 19 de julho, às 18h.
Muitos tem sido as personalidades e meios de comunicação social que tem destacado a nativa de Melbourne. A saber: Jamie Cullum (na BBC Radio 2), Gilles Peterson e Jamz Supernova (BBC 6 Music), Laurent Garnier (PBBFrance) assim como as rádios NTS e KEXP, a que se juntam aos meios escritos OkayPlayer e Dazed.
“Nothing to Prove” constitui o single que apresentou o seu último álbum “The Making of Silk” (2024) e serve de manifesto à sua poesia aliada a um tratamento personalizado ao Fender Rhodes, ou como definiu a publicação britânica Clash referindo-se ao álbum: “é um triunfo comovente”.

Em palco, Allysha Joy exprime-se de forma intensa em viagens sonoras pelas influências, que cruzam Erykah Badu com hip-hop, até ao momento mais soulful nos comandos do seu Fender Rhodes, sempre com o jazz como mantra.
No dia seguinte (20 de julho) é a vez de Lana Gasparøtti. Em termos de edições, estreou-se em 2024 com “Dimensions”, primeiro álbum editado, que mistura sonoridades orgânicas com uma abordagem ao jazz e à música eletrónica. O álbum traz uma proposta sonora dinâmica onde explora texturas de vários géneros, criando uma experiência única de interação entre o acústico e o eletrónico. Desde o lançamento de Dimensions, Lana tem-se apresentado em diferentes palcos e continua a desenvolver a sua linguagem musical, consolidando-se como uma artista com uma proposta inovadora.
Conteúdo patrocinado por Arraial PR.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/australiana-allysha-joy-e-luso-croata-lana-gasparotti-este-fim-de-semana-no-matosinhos-em-jazz/