19 de agosto de 2025
Avante! regressa já no primeiro fim de semana de setembro
Compartilhe:




DR

A edição de 2025 está agendada para os dias 5, 6 e 7 de Setembro.

«Não há Festa como esta!» é o slogan que nos transporta de imediato para a Quinta da Atalaia, um espaço enorme ao largo da baía do Seixal, onde se realiza, desde os anos 90, a icónica Festa do Avante! É o maior evento político-cultural do país, uma verdadeira cidade que se ergue para receber os seus visitantes, uma terra de amor, fraternidade e liberdade, da solidariedade, da cultura e do sonho. A Festa do Avante! é uma festa construída a pensar nas famílias e na acessibilidade para todos, repleta de árvores e de sombra, com uma soberba vista sobre o Tejo. 

Ao longo dos três dias, haverá mais de 60 concertos, peças de teatro, cinema, dezenas de actividades para crianças, mais de 70 espaços gastronómicos com comida dos quatro cantos do mundo, muitos debates, eventos desportivos, exposições, ciência, mostras de artes plásticas, espectáculos de rua, festa do livro e do disco e muito mais. Difícil mesmo é escolher o que não perder! 

DR

Adquirir entrada para a Festa! é muito fácil já que a EP – Entrada Permanente – que dá acesso aos três dias da Festa do Avante! – pode ser adquirida junto de um dos milhares de militantes que a vendem, e está também está disponível, por 34 euros até ao dia 4 de Setembro, através da ticketline e nos locais habituais, e nos Centros de Trabalho do PCP. Se adquirida nos dias da Festa o valor é 47,5€. 

Mais de 60 concertos para a paz, luta e alegria 

A programação musical da Festa do Avante! é um caso singular na sua diversidade, reunindo artistas consagrados, novas vozes e sons de todos os cantos do mundo, entre o jazz, o fado, o hip-hop, o funaná, o rock, a electrónica, o reggae ou o canto livre. 

Estarão presentes muitos nomes da música portuguesa que trazem convidados especiais, como A Garota Não e convidados; Capicua, que convida Gisela João, a qual, por sua vez, também dará um espectáculo seu dedicado às canções de Abril; a Brigada Víctor Jara, que celebra 50 anos a tocar com o colectivo Segue-me à Capela; e Stereossauro, que se apresenta com Carlão, Ana Lua Caiano, DJ Ride e Pedro Jóia.

DR

Outros artistas portugueses da programação deste ano são Vitorino Salomé, Paulo de Carvalho, Fogo Fogo, Tó Trips & Fake Latinos, Luísa Basto com Jorge Lomba, Diego El Gavi e Bdjoy & Zimbora Band. 

Internacionalmente, estarão presentes, Crying Uncle Bluegrass Band (EUA), Dead Fish (Brasil), Fermin Muguruza (País Basco), Mariana Aydar (Brasil), Mário Lucio & Pan African Band (Cabo Verde), Selma Uamusse (Moçambique), Skaparapid (Espanha), Potato (País Basco) e Yacumenza Candombe Banda (Uruguai). 

Na abertura da Festa!, está programado, como sempre, um dos momentos mais altos do palco principal: o concerto sinfónico, com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, que este ano assinala os 80 anos do fim da II Guerra Mundial, homenageando a resistência ao nazi-fascismo e a luta pela paz, temática com muita actualidade porque todos nunca seremos de mais neste combate. 

De jazz, teremos espectáculos de André Rosinha Trio (uma fusão de jazz com música tradicional) e do Bernardo Moreira Sexteto (que se inspira na música de Carlos Paredes), enquanto do fado o destaque vai para dois concertos: Sérgio Onze e Joana Amendoeira com Fred Martins. 

A programação inclui ainda a já habitual Rave Avante!, dedicada à Solidariedade com a Palestina, com os DJ’s Chima Isaaro, Didi e Gotopo, traduzindo a perspectiva da organização sobre a música enquanto linguagem de resistência, memória e futuro.  

DR

Teatro na Festa! 

O Avanteatro é o espaço dedicado ao teatro na Festa do Avante!, e contará com uma programação diversa, que levará à Quinta da Atalaia companhias experientes e companhias emergentes, profissionais do teatro de vários pontos do país e produções que dialogam com a actualidade, a partir de abordagens criativas distintas, linguagens e temáticas muito variadas.  

Mercado das Madrugadas, de Patrícia Portela, ocupará as ruas da Atalaia a convidar-nos a pensar que “o Amanhã é inevitável e começa hoje”. Os Possessos levam-nos a viver a história da luta pela liberdade durante o fascismo e após a Revolução, a partir de uma Rádio Clandestina. A Palestina marcará presença no programa do Avanteatro deste ano, com a companhia 100 Dramas a trazer a produção O Meu Nome é Rachel Corrie, relembrando que a ocupação e o massacre do povo palestino têm responsáveis e dura há várias décadas. A peça infantil deste ano fica a cargo da companhia Historioscópio, que nos traz uma peça sobre a busca pela liberdade a partir de Caminho do Burro. Teremos ainda um reencontro com A Barraca, que representará O Príncipe de Spandau, uma ficção sobre a loucura do condenado de Nuremberga após a derrota do nazismo até à sua morte. 

DR

Cinema e os 100 anos de Vasco Granja  

Também há um espaço de cinema nesta Festa. É o CineAvante, onde os visitantes poderão assistir a curtas e longas-metragens, ficção, documentário e muito cinema de animação: para lá da Monstrinha, o centenário de nascimento de Vasco Granja trará muitas propostas também para os mais novos. 

São cinco os filmes que compõem a programação deste ano. Diversos nos seus aspectos estéticos e técnicos, une-os uma mesma inquietação sobre o estado do mundo e os impactos concretos nas vidas de cada um. Localizado uma vez mais junto ao lago, e ao ar livre, o Cineavante continua a cativar os visitantes da Festa, que procuram bom cinema. 

A Monstrinha propõe 15 filmes de animação e ao assinalar os 100 anos de Vasco Granja damos a conhecer o seu legado aos mais novos e visitamo-lo com aqueles que o foram quando o homenageado era figura assídua na televisão.  

O espaço do CineAvante é ao ar livre, junto a um lago, proporcionando momentos idílicos. 

Conteúdo patrocinado por Partido Comunista Português.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/avante-regressa-ja-no-primeiro-fim-de-semana-de-setembro-ao-seixal/