
Músico paulistano traz a Portugal o seu mais recente espetáculo Micro. Os concertos terão lugar na Casa Capitão, em Lisboa, no Outsite Mouco, no Porto, e ainda no Festival Bilhó, em Chaves. Bilhetes já à venda em Dice.fm e Feverup.com/pt.
Com mais de 40 anos de carreira, o músico paulistano começou o seu percurso na música enquanto parte integrante da banda Os Mulheres Negras, que fundou em conjunto com André Abujamra e com a qual lançou dois discos pela Warner Music. Ao longo dos anos 90, participou no programa de televisão Fanzine, que passava diariamente no TV Cultura de São Paulo, onde interpretou mais de 600 músicas em 2 anos. Em 1996, deu ainda o primeiro concerto ao vivo no Brasil transmitido online, a partir do Centro Cultural de São Paulo.
A solo, lançou-se em 1995 com o álbum de estreia Na Tradição, e deu assim início a uma carreira em nome próprio que conta, até à data, com uma discografia de oito discos gravados. O mais recente, Micro, foi editado em 2022 e tive origem num espetáculo com o mesmo nome.
Neste trabalho, Maurício Pereira reinterpreta canções da sua carreira, acompanhado apenas pela guitarra de Tonho Penhasco, músico brasileiro com mais de 40 anos de carreira que já trabalhou com Tom Zé, Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, entre muitos outros. Juntos, levam a palco um misto de energia, poesia e linguagem, com uma entrega artesã e minimalista. Segundo o próprio, “é um concerto onde tudo está às claras. Não há maquilhagem: se errarmos, errámos; se nos emocionarmos, toda a gente vai ouvir. São dois instrumentos puros — a guitarra e a voz — a tocar em conjunto. Um diamante em bruto”.

Após dezenas de datas no brasil, Micro chega finalmente a Portugal, e poderá ser ouvido ao vivo em Lisboa, na Casa Capitão, no Porto, no Outsite Mouco, nos dias 22 e 27 de novembro respetivamente, e ainda no Festival Bilhó, em Chaves, nos dias 23 e 24 do mesmo mês.
O cantor e compositor traz ainda a Lisboa uma oficina onde se debruça sobre o processo de criação e composição musical. Durante duas horas e meia, o objetivo é compor uma canção coletivamente, conversando sobre as técnicas, formatos e a tradição. Esta oficina terá lugar a 22 de novembro na Casa Capitão, tal como o concerto, e acontece entre as 10h30 e as 13h00.
Os bilhetes para o concerto e oficina em Lisboa já se encontram à venda em Dice.fm, e para o concerto do Porto em Feverup.com/pt. Mais informações em lasttour.org.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/cantor-e-compositor-brasileiro-mauricio-pereira-atua-pela-primeira-vez-em-lisboa-porto-e-chaves/