18 de novembro de 2025
Documentário “Complô” conta a história de Bruno Furtado, rapper crioulo
Compartilhe:




“Complô”, filme de João Miller Guerra

PUB

A história de vida de Bruno Furtado, rapper crioulo e activista político conhecido como Ghoya, serve de ponto de partida para Complô, o novo documentário de João Miller Guerra.

Depois da estreia mundial em julho, no Festival Internacional de Cinema de Marselha (FIDMarseille), e da apresentação no Doclisboa, em outubro, onde recebeu uma Menção Honrosa, Complô chega às salas de cinema esta quinta-feira, 20 de novembro, em várias cidades do país: Barreiro, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, São João da Madeira, Setúbal, Sintra e Viana do Castelo. Complô é o primeiro filme a solo de João Miller Guerra e oferece um retrato íntimo do percurso de Bruno Furtado, rapper e activista político conhecido como Ghoya, cuja história revela as contradições de um país que nunca o reconheceu.

“Órfão de um país onde nasceu, órfão do Estado. Encarcerado metade da sua vida, sempre livre.” Nascido em Portugal, Bruno Furtado não teve acesso à cidadania portuguesa. Filho de mãe santomense e pai cabo-verdiano, cresceu marcado pelo racismo estrutural, pela desigualdade e por um longo período de reclusão que menciona detalhadamente no documentário. Complô acompanha a gravação do álbum de Ghoya e habita esse espaço tenso entre a vulnerabilidade da sua experiência e a força das suas letras que lhe servem de combustível para continuar. Através do olhar cúmplice de João Miller Guerra, emergem não só as múltiplas camadas de Ghoya, mas também os ecos das vidas de muitos outros filhos de imigrantes, portugueses à margem, privados de igualdade de oportunidades.

Com argumento e realização de João Miller Guerra, montagem de Pedro Cabeleira, direção de fotografia de Vasco Viana e produção de Filipa Reis, Complô é uma produção da Uma Pedra no Sapato, distribuída pela Magenta. Durante os próximos dias, estão ainda previstas sessões especiais com a presença de Ghoya, de João Miller Guerra e de outros convidados.

Semana 20 a 26 de Novembro

Barreiro:
Fórum Barreiro

Coimbra:
NOS Alma Coimbra

Covilhã:
Cineplace Serra Shopping

Guarda:
Cineplace La Vie Guarda

Leiria:
Cinemacity Leiria

Lisboa:
Cinema NOS Alvalaxia
CinemaCity Alvalade

Porto: 
Cinema NOS Alameda Shop & Spot

São João da Madeira:
Cineplace 8ª Avenida S. João da Madeira

Setúbal:
Cinemacity Setúbal

Sintra: 
Alegro Sintra

Viana do Castelo:
Cineplace Estação Viana Shopping

Sessões únicas
Lisboa
Cinema Nimas: 22 de Novembro
Cinema Nimas: 24 de Novembro
Cinema Fernando Lopes: 25 de Novembro

Sessões especiais, com a presença de Ghoya e João Miller Guerra

Cinemacity Setúbal
20 de Novembro, às 19h30

Fórum Barreiro
21 de Novembro, às 18h30

Alegro Sintra
22 de Novembro, 18h30

Cinema Nimas, Lisboa
24 de Novembro, às 21h45

Cinemacity Alvalade, Lisboa
25 de Novembro, às 10h00

Cinema Fernando Lopes, Lisboa
25 de Novembro, às 21h00

Casa do Cinema de Coimbra
1 de Dezembro, 21h30

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/documentario-complo-conta-a-historia-de-bruno-furtado-rapper-crioulo-e-activista-politico-conhecido-como-ghoya/