22 de novembro de 2024
Carcará Festiva
Compartilhe:

Fotos: Allan Martins –

O evento contou com artistas dos nove estados do território nordestino e foi realizado nos dias 7, 8 e 9 de novembro

SÃO LUÍS – Valorizar os músicos e artistas da Região Nordeste, destacar a produção cultural feita no território nordestino e gerar oportunidades e renda para São Luís, por meio do incentivo à economia criativa. Estes foram somente alguns dos pontos altos da edição histórica do Carcará Festival Sesc de Música, que realizou uma estreia de sucesso no calendário cultural maranhense, com três dias de programação gratuita no Centro Histórico da capital maranhense, nos últimos dias 7, 8 e 9 de novembro.

Nos dois dias de shows, encerrados no último sábado (9), o 1º Carcará Festival Sesc de Música reuniu mais de 3 mil pessoas, que puderam conferir shows especiais na Praça das Mercês, no Centro da cidade – entre as apresentações, nomes como Mateus Aleluia/BA, Beto Ehong/MA, Luana Flores/PB, Bumba Meu Boi da Maioba/MA, Vicente Melo/MA e Cia Chegança/MA, Sarminina/PI, Raiz Tribal/MA, Bumba Meu Boi de Maracanã/MA, Samba de Véio da Ilha de Massangano/PE, entre tantos outros.

Já nas nove ações formativas realizadas entre o Sesc Deodoro e a Escola de Música do Estado do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo, foram mais de 220 participantes, que destacaram a preocupação do Sesc-MA na formação de conhecimento e em impulsionar o debate sobre a valorização do potencial cultural nordestino.

Carcará Festival Sesc de Música faz estreia de sucesso e reúne mais de 3 mil pessoas

“Nós temos lutado muito para fortalecer essa cultura do Samba de Véio da Ilha de Massangano. E esse festival está proporcionando isso de uma forma muito linda. Foi uma oportunidade única e uma honra participar desse festival porque espero que seja o primeiro de muitos. Espero também que passe por todo o Nordeste. E espero também que essa vivência chegue em lugares, alcance lugares que não foram alcançados ainda. Estamos muito satisfeitos, muito felizes e muito honrados”, destacou Manuela Freitas, integrante do Samba de Véio da Ilha de Massangano.

A pesquisadora Naira Souza reforçou o impacto que as ações formativas têm ao apontarem novos rumos para o futuro da música e da cultura, em geral. “Acredito que fortalecer as oficinas é muito importante. Esses encontros com outras culturas, com outras formas de saberes, outras formas de fazeres, fortalece muito. E os encontros no show, que é esse espetáculo que a gente sempre aprende também assistindo as pessoas, principalmente as vivências, trazem as pessoas para compartilhar, e fortalece a cultura popular, o que é muito importante”, ressaltou.

Outro destaque importante foram os espaços voltados para artesanato, brechós, alimentação e bebidas: 36 empreendedores cadastrados, com alta geração de renda e forte incentivo à economia criativa em São Luís. No mesmo espaço, os serviços do Sesc-MA também obtiveram êxito: foram mais de 1.500 pessoas atendidas, entre o serviço de orientação à saúde (1.100 pessoas), o serviço do Mesa Brasil (200 pessoas) e ações de relacionamento com o cliente (220 pessoas).

“A estreia do ‘Carcará’ foi um sucesso. Alcançamos nosso objetivo principal do Sesc-MA conectar todos os estados na perspectiva da difusão e fomento da música do Nordeste. Realizamos diversas conexões criativas e artísticas, com artistas dividindo o palco, buscando parcerias e isso refletindo no calor do público com o festival. Foram mais de 3 mil pessoas alcançadas, além de uma homenagem ao nosso grande artista João do Vale. Poder contribuir para fortalecer e enaltecer a identidade do povo nordestino por meio da produção musical, reforça o trabalho do Sesc-MA na continuidade de ações que abram espaços para que a cultura do Nordeste circule se propague cada vez mais”, analisou Isoneth Almeida, Coordenadora de Cultura do Sesc-MA.