3 de abril de 2025
Festival Política regressa ao Cinema São Jorge em Lisboa entre
Compartilhe:


por Lusa,    2 Abril, 2025


Fotografia de Nicole Sánchez

PUB

O Festival Política regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, entre os dias 24 e 26 de abril, com uma programação, de entrada gratuita, que inclui espetáculos, debates, exposições e a exibição de filmes, foi hoje anunciado.

Na 9.ª edição, que acontece no ano em que se assinalam os 50 anos do Processo Revolucionário em Curso (PREC), “estarão em destaque na programação as atuais ‘Revoluções em Curso’” e serão também abordados os 50 anos das Eleições para a Assembleia Constituinte, que acontecerem em 25 de abril de 1975, refere a organização, num comunicado hoje divulgado.

A programação do festival combina cinema, poesia, humor, conversas, debates, performances e exposições, sendo todas as atividades de entrada gratuita.

Ao longo dos três dias serão exibidos 25 filmes, entre curtas e longas-metragens, incluindo o documentário “Onde está o Zeca?”, de Tiago Pereira, e “Por ti, Portugal, eu juro!”, de Diogo Cardoso e Sofia da Palma Rodrigues.

Na véspera do 25 de Abril, o festival é palco de um espetáculo único que celebra “a nova geração do hip-hop lusófono” e no qual os ‘rappers’ Vilson, Santos, Só e Vanessa Parish Crooks irão apresentar ‘showcases’ individuais, “levando ao palco as suas distintas abordagens ao rap, soul e poesia”.

A poesia volta a estar em destaque no Festival Política no dia 26, com a sessão “Poesia Periférica”, na qual a artista Edivania Moreno, a poetisa Vânia Andrade Puma e o músico Demba Djabaté “entrelaçam sons e palavras numa fusão sem fronteiras, onde tempo e espaço se dissolvem”.

Nesta edição, o humor estará representado por Beatriz Gosta, que se apresenta no dia 26 de abril “num formato especial dedicado ao feminismo e ao combate às discriminações e ao preconceito”.

Num festival que “continua a ver na participação cívica um dos seus pilares programáticos mais importantes”, regressam oficinas, debates, conversas e encontros.

Entre as várias atividades, a organização destaca a oficina “O digital é político”, promovida pela Associação Literacia Para os Media e Jornalismo, o encontro “Cara-a-cara com deputadas e deputados”, na qual, durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam individualmente com cada deputada/o sobre um tema, dúvida ou questão, e o debate “Novos tempos, novas resistências?”, com curadoria e participação de António Brito Guterres, que “juntará participantes de diversos movimentos sociais para discutir o processo de desumanização em curso e como se luta contra o recuo do estado social e de direitos fundamentais”.

Todos os espetáculos e debates terão interpretação em língua gestual portuguesa e todos os filmes são legendados em português, incluindo os que são falados em português.

Durante o festival estarão patentes no São Jorge quatro exposições: “Portugal em 1975 – Entre a revolução e a mudança”, exposição de fotografia de Marques Valentim, “50 Anos das Primeiras Eleições Livres em Portugal”, “Barómetro da Imigração: a perspetiva dos portugueses” e “O que sopra aqui, hoje”, exposição de fotografia de Zenha Preto.

A programação completa do festival está disponível no site oficial da iniciativa em www.festivalpolitica.pt.

Depois de Lisboa, o Festival Política realiza edições em Braga, entre 06 e 10 de maio, em Coimbra e em Loulé, em datas a anunciar.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/festival-politica-regressa-ao-cinema-sao-jorge-em-lisboa-entre-24-e-26-de-abril-entrada-e-gratuita/