PUB
Nomeado para três Grammys, a compositora e saxofonista leva o seu mais recente trabalho a Braga.
Dia 3 de novembro, domingo, o gnration recebe Lakecia Benjamin e o seu mais recente álbum Phoenix. Aclamado pela crítica e eleito para três prémios Grammy, nas categorias de Melhor Álbum de Jazz Instrumental, Melhor Performance de Jazz “Basquiat” e Melhor Composição Instrumental, o disco culminou na sua ascensão e numa digressão mundial.
A sonoridade de Lakecia Benjamin pode ser descrita como a combustão de quando jazz, soul e funk se voltam a fundir. O seu impetuoso e energético talento já a levou a colaborar com gigantes como Alicia Keys, Stevie Wonder, Missy Elliot ou Macy Gray, mas é em nome próprio que a compositora e saxofonista se tem destacado como uma das figuras mais dinâmicas da música afroamericana dos últimos anos.
Agraciada tanto pela precisão técnica como pela sonoridade magnética, Lakecia Benjamin conta com quatro álbuns lançados, estreando-se com ReTox (2012), ao que se seguiram Rise Up (2018), Pursuance: The Coltranes (2020) – uma poderosa homenagem a Alice e John Coltrane – e, finalmente, Phoenix (2023), disco que apresenta no gnration.
Como a ave mitológica que renasce das cinzas, o quarto álbum da norte-americana celebra a resiliência e a transformação da música e da artista. Um retrato visceral de várias problemáticas sociais como o racismo, a epidemia de armas, a pandemia, a desigualdade e a pobreza. A título mais pessoal, o nome do disco resulta de um trágico acidente de viação, em 2021, que quase pôs fim à vida da artista norte-americana. Ideias de morte e legado suplantam a narrativa deste trabalho, que abre com sirenes e Angela Davis a dizer-nos: “A esperança revolucionária está nas mulheres que foram abandonadas pela história”. Um projeto ladeado de talentos que conta com a colaboração da multi-instrumentista e rapper Georgia Anne Muldrow, da vocalista Dianne Reeves, da poetisa Sonia Sanchez e da pianista Patrice Rushen.
Recentemente, a saxofonista lançou Phoenix Reimagined, um LP gravado ao vivo no estúdio Bunker, em Brooklyn, Nova Iorque, que conta com a participação de John Scofield.
Antes de acabar o ano, teremos a oportunidade de ver e ouvir ao vivo, no gnration, a música de Lakecia Benjamin que tanto burburinho tem gerado. A compositora apresenta, dia 3 de novembro, Phoenix, álbum que mereceu três nomeações para Grammy.
Os bilhetes para o espetáculo custam 12 euros e podem ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.
Conteúdo patrocinado por gnration.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/lakecia-benjamin-apresenta-phoenix-no-gnration-em-braga-este-domingo/