
A Égide promove, nos dias 1 e 3 de maio, dois concertos inéditos no Convento São Pedro de Alcântara, em Lisboa, com o piano e a flauta de bisel como grandes protagonistas.
“À volta de Bach…” é o tema do concerto comentado do flautista António Carrilho e da pianista Luísa Tender, dia 1 de maio, às 19h00, o primeiro de muitos que irá encher o Convento São Pedro de Alcântara nos próximos meses. O espetáculo desenrola-se com uma série de interrogações que (des)orientam este duo.
“E se Bach entrasse aqui? O que acharia desta combinação de flauta de bisel e um piano moderno? Exclamaria, talvez: ‘Escrevi estas sonatas para outros instrumentos – o que estão a fazer?!’. Ou, quem sabe, talvez ficasse encantado pelas sonoridades que criamos, nós e tantos, a partir dos textos musicais que nos deixou”, sublinha Luísa Tender.

No dia 3 de Maio, a Égide promove o recital de piano, “Paris: a Cidade do ano”, de Artur Pizarro, no Convento de São Pedro de Alcântara, pelas 19h00.
O recital, conta com obras de três mestres do piano: Frédéric Chopin, Claude Debussy e Maurice Ravel, que tiverem em Paris, fonte de inspiração, liberdade criativa e consagração para estes compositores. Um concerto com alma parisiense, passando pelo lirismo dos Nocturnes, ao fulgor do Scherzo de Chopin ou à da leveza impressionista da Suite Bergamasque.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e em www.bol.pt.
Programa completo:
1 Maio
“À volta de Bach…” - 19h00 – Convento de São Pedro de Alcântara
Concerto comentado com António Carrilho, flauta de bisel, e Luísa Tender, piano
Sonata BWV 1027 em sol maior, flauta de bisel e piano
Prelúdio e fuga BWV 848 em dó sustenido menor (Caderno I do Cravo Bem Temperado), piano solo
Partita BWV 1013 em lá menor, flauta de bisel solo
Sonata BWV 1028 em ré maior, flauta de bisel e piano
Dia 3 Maio
Recital “Paris: a Cidade do ano” – 19h00
Frédéric Chopin
Fantaisie-Impromptu em Dó sustenido menor, Op. 66
Nocturne em Dó sustenido menor, Op. póstumo
Nocturne em Ré bemol maior, Op. 27, n.º 2
Scherzo n.º 2 em Si bemol menor, Op. 31
Claude Debussy
Suite Bergamasque
Prélude
Menuet
Clair de Lune
Passepied
Maurice Ravel
Pavane pour une infante défunte, M. 19
Sonatine, M. 40
I. Modéré
II. Mouvement de menuet
III. Animé
Sobre a ÉGIDE:
A ÉGIDE é uma organização dedicada à promoção da riqueza cultural portuguesa e dos seus artistas, com um histórico de eventos bem-sucedidos que congregam comunidades e exaltam a identidade nacional. O seu objeto social assenta na promoção e apoio a iniciativas de natureza cultural, artística, educativa e social. Neste contexto, posiciona-se como um veículo de excelência para a afirmação das artes e dos talentos nacionais, atuando como catalisadora para a produção e divulgação das artes, da cultura e do conhecimento. A ÉGIDE afirma-se como um elemento pioneiro na construção de pontes entre artistas, promotores de espetáculos e mecenas.
Mais em: https://www.egideartes.pt/.
Conteúdo patrocinado por Égide Artes.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/luisa-tender-antonio-carrilho-e-artur-pizarro-levam-musica-ao-convento-s-pedro-de-alcantara/