21 de setembro de 2024
Compartilhe:




Marina Sena / Fotografia de Fernando Tomaz

O Ageas Cooljazz recebe no Hipódromo Manuel Possolo, a 27 de Julho, duas estrelas da música emergente brasileira Marina Sena e Luedji Luna. A programação para o mesmo dia contempla também o projecto jazz emergente dos portugueses Samalandra e a noite fecha com a produtora e dj Sónia Trópicos. 

A programação do dia 27 de julho tem ingredientes vários para ninguém ficar indiferente. A música brasileira contemporânea em conjunto com a magia exótica nos decks de Sónia Trópicos e ainda o jazz de assinatura dos Samalandra.  

O nome que encerra o palco principal é o de Marina Sena. A sua música caracteriza-se por ser uma descarga pop com toques de eletrónica com assinatura brasileira, constituída por elementos funk, baile, entre outros. A sua estreia a solo com o álbum “De primeira”, que teve um resultado arrebatador.    O Brasil aprovou a caneta afiada e o timbre inconfundível que caracterizam a estética perfeita e sensualidade estonteante de Marina Sena, resultando em concertos esgotados, capas de revistas, prémios, programas de TV e tours internacionais. 

Em 2023, a artista brasileira apresentou o novo álbum “Vício Inerente” , juntamente com o single  Dano Sarrada”  que se tornou viral simultaneamente com o seu videoclipe no Youtube. O Sucesso de Marina Sena é estrondoso como refletem os 5 milhões de ouvintes mensais na plataforma de Streaming Spotify.  

Na mesma noite, o Ageas Cooljazz recebe a cantora e compositora Luedji Luna, uma referência da música popular brasileira contemporânea. A artista oriunda de Salvador da Baía é uma voz ativa na militância racial e feminista que traz na sua arte mensagens marcantes de luta, crenças, profundidade e amor.  Consagrou-se na música nacional brasileira com o seu primeiro álbum “Um Corpo no Mundo”, que lhe rendeu as primeiras presenças em festivais, e destaques em media e premiações. Foi indicada para “Melhor Álbum de MPB” do Grammy Latino 2021 com o disco “Bom Mesmo É Estar Debaixo D´Água”, que entrou nos topos das listas globais. Em 2022, lançou a versão Deluxe deste álbum, com um Lado B, com músicas inéditas. Já em 2024 juntou-se a Dino D`Santiago para o single “Oh Bahia”. 

SAMALANDRA vão também atuar nessa noite no palco das Cascais Jazz Sessions by Smooth FM.  

A banda oriunda de Lisboa é composta por três músicos: Débora King (teclas / voz), Tiago Martins (baixo / samples) e João Neves (bateria). Através de wave forms lunares, linhas de baixo pixelizadas e beats isométricos originam uma dimensão sonora que se vai recriando infinitamente. A música da banda formada em 2022 têm influências de jazz, hip-hop, ambiente e eletrónica.  

O novo palco das Late Nights apresenta nesse dia Sónia Trópicos, que apresenta uma sonoridade caracterizada de ritmos quentes, synths e pela samplagem criativa, com particular incidência nas sonoridades lusófonas. Nascida no dia da Revolução dos Cravos em 1991, apresenta uma sonoridade caracterizada de ritmos quentes, synths e pela samplagem criativa, com particular incidência nas sonoridades lusófonas. Em 2022 lançou o seu primeiro EP “Astra Anormal” , depois de ter vencido o concurso PULSAR, dirigido a produtoras femininas na música eletrónica. No final de 2023, a artista lançou o EP “Singela” e vai apresenta-lo no final da noite no novo palco do Ageas Cooljazz.  

O Ageas Cooljazz tem 4 Concertos por Noite  

Com abertura de portas às 19h, as Cascais Jazz Sessions by Smooth FM têm início às 20h, no Anfiteatro do Parque Marechal Carmona, depois no Palco Ageas, o Primeiro Concerto, seguindo-se o Grande Concerto no mesmo palco. Após término do Grande Concerto no palco Ageas, as Late Nights arrancam no Anfiteatro do Parque Marechal Carmona. Pode consultar todos os horários do festival, em ageascooljazz.pt.

Conteúdo patrocinado por Live Experiences.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/marina-sena-e-luedji-luna-actuam-no-ageas-cooljazz-a-27-de-julho/