PUB
Neste recital sem companhia, Mário Laginha revela, em primeira mão, o novo repertório que criou para piano solo. É a antecipação da edição de um novo disco, o segundo em que toca sozinho, na sua extensa discografia, que, habitualmente, resulta das suas muitas parcerias com outros músicos.
Tendo em conta que faz concertos de piano com regularidade, Mário Laginha é frequentemente questionado sobre os motivos de não gravar mais a solo.
“A resposta é simples e não tem apenas a ver com o enorme prazer que me dá tocar com outros músicos. A verdade é que preciso de sentir que a música que deixo registada num álbum acrescenta algo novo em relação a tudo o que fiz para trás. Isso, devo dizer, não é tão fácil assim.“, assume o pianista. “Essa exigência, ainda que não me paralise, acaba por dilatar o tempo necessário para me sentir satisfeito com o que tenho para dizer. A pandemia teve, ironicamente, um papel no processo. Obrigou-me a trabalhar mais sozinho a música para piano, aquela que eu quero gravar. Já não vou adiar mais. Fazer o primeiro concerto desse repertório na Casa da Música dá-me uma imensa alegria.”, refere ainda.
Este ciclo de piano de Mário Laginha acontece a 4 de Julho, quinta-feira, pelas 21h, na sala Suggia na Casa da Música.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/mario-laginha-revela-novo-repertorio-que-criou-para-piano-solo-na-casa-da-musica/