4 de julho de 2025
Matosinhos em Jazz arranca com Mansur Brown e Amaro Freitas
Compartilhe:




DR

A edição de 2025 do Matosinhos em Jazz arranca já este fim de semana. A apresentação do britânico Mansur Brown está agendada para 5 de julho e no dia seguinte (6) é a vez do pianista brasileiro Amaro Freitas e o seu trio atuarem no Coreto do Jardim Basílio Teles, sempre às 18h. 

Mansur Brown é definitivamente um artista único. Com uma abordagem personalizada à guitarra, o músico tem reconhecimento em latitudes tão distantes que vão de Los Angeles (EUA) a Melbourne (Austrália). É a partir do sul de Londres (Brixton) que guitarrista tem saído em conquista de um lugar muito próprio no universo da música contemporânea. 

O pernambucano Amaro Freitas está a colocar “a Europa de joelhos” como escreveu a jornalista da Revista Piauí, Mariana Filgueiras. O pianista juntamente com o seu trio calibra a música popular brasileira com toda a tradição jazz e ancestralidade rítmica da música africana, com uma “um álbum de funde o jazz, composição avant-garde e influências indígenas da Amazónia”, segundo o jornalista Sadie Sartini Garner, da Pitchfork. 

A um fim-de-semana de personalidades tão fortes sucede-se um outro momento, nos dias 12 e 13 de julho, em que a nova vaga de jazz vinda do Reino Unido toma conta do Jardim Basílio Teles, em Matosinhos. corto.alto e CHERISE estão com atuações marcadas para as 18h. 

A Austrália tem representação na edição de 2025 do Matosinhos em Jazz através de Allysha Joy (19 de julho). Soulfull, funk e uma voz muito personalizada marcam a personalidade da cantora e instrumentista australiana. No dia seguinte (20) junta-se a conexão luso-croata com a Lana Gasparøtti. Acid jazz e electrónica  constituem a base sonora. 

Para a Praça Guilhermnia Suggia (22h) estão agendados os espectáculos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, que convida Gileno Santana, para um espetáculo intitulado “Sons do Brasil” (24 de julho).  No dia seguinte (25), é a vez da Orquestra Jazz de Matosinhos receber Ricardo Ribeiro (voz) e João Paulo Esteves da Silva (piano e curadoria). Todos os espectáculos são de entrada livre 

Já patente no Jardim Basílio Teles (desde 1 de julho) encontra-se a exposição com a recriação de capaz icónicas da história do jazz mundial. Barbara R., Nuno Trigueiros, Bina Tangerina, Mariana PTKS e Tiago Galo constituem o conjunto de convidados para a exposição de 2025. 

FESTIVAL MATOSINHOS EM JAZZ 2025
 
(Coreto Jardim Basílio Teles) 
5 JULHO 2025, 18h – MANSUR BROWN 
6 JULHO 2025, 18h – AMARO FREITAS 
12 JULHO 2025, 18h – CORTO.ALTO 
13 JULHO 2025, 18h – CHERISE 
19 JULHO 2025, 18h – ALLYSHA JOY 
20 JULHO 2025, 18h – LANA GASPARØTTI 
  
(Praça Guilhermina Suggia) 
24 JULHO 2025, 22h – Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música convida Gileno Santana 
25 JULHO 2025, 22h - Orquestra Jazz de Matosinhos & Ricardo Ribeiro / Curadoria: João Paulo Esteves da Silva – Piano 
  
EXPOSIÇÃO 
(Jardim Basílio Teles) 
Artista convidado e obra recriada 
Barbara R. (Carmen McRae – “Blue Moon” – 1956) 
Nuno Trigueiros (Mary Lou Williams  – “Zodiac Suite” – 1945) 
Bina Tangerina (Julie London  – “Julie is Her Name” – 1955 ) 
Mariana PTKS (Johnny Hartman – “Songs from the Heart” – 1955 ) 
Tiago Galo (Samuel Davis Jr – “Sings Just for Lovers – 1955) 

Conteúdo patrocinado por Arraial PR.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/matosinhos-em-jazz-arranca-com-mansur-brown-e-amaro-freitas-5-e-6-de-julho/