21 de setembro de 2024
Compartilhe:




Máquina / DR


PUB


Falta uma semana para o Absurda Art Fest – o festival cultural gratuito, em Arcos de Valdevez.

Nos dias 30 e 31 de agosto, a vila minhota recebe os concertos de NAPA e MÁQUINA, entre outros artistas, exposições e um mercado com peças de autor. Os horários do Absurda Art Fest já estão anunciados. A entrada é gratuita.

A derradeira despedida do mês de agosto faz-se em Arcos de Valdevez, no Norte do país, com artistas consagrados e bandas por descobrir. O Absurda Art Fest cumpre a missão de descentralizar a cultura e a prática artística dos grandes centros urbanos, trazendo à vila o indie e rock portugueses do momento. Os jovens em ascensão Marquise foram chamados para substituir os veteranos Atacadores Desapertados que não podem atuar por motivos pessoais.

É por volta das 16h de sábado, dia 31 de agosto, que começa o burburinho no Jardim dos Centenários, no centro dos Arcos de Valdevez. À espera de visitantes estará a Feira Absurda, um ponto de encontro de projetos artísticos, da cerâmica à ilustração, croché, joalheria feita à mão, entre outras bancas artesanais e de marcas portuguesas. No local já estará também Hugo Damn Tattoo pronto a tatuar os festivaleiros. Não faltam, ainda, opções doces, salgadas e refrescantes para quando o apetite despertar.

Disponível para visita, desde essa hora, estará também “Quimera”, o nome da exposição concebida por Ânia Pais e Inês Garcias que, como o nome deixa adivinhar, promete criar, a partir da aparente falta de uniformidade espacial, uma ambiência imaginária materializada que nos confunde, e igualmente nos desperta.

O palco abre às 19h com os portuenses Nunca Mates o Mandarim, seguindo-lhes os conterrâneos Marquise, às 21h30. O ritmo promete acelerar às 22h40 com o concerto energético de 800 Gondomar e às 00h00, os NAPA entram em ação com o indie pop insular, diretamente da ilha da Madeira. A noite no Jardim dos Centenários termina com a atuação de MÁQUINA, às 01h20. A Absurda ruma depois até à Azenha para a performance do Homem do Robe quiser.

No dia anterior, sexta-feira, 30 de agosto, o cartaz é pensado para a criação de um ambiente acolhedor e familiar na “casa” da Associação Juventude Vila Fonche. Ao fim do dia, acontece o Workshop “Eu sou” de Plurallma  e, mais tarde, é momento de Open Mic e Jam Session, na Pousadinha Vila Fonche. Há ainda tempo para assistir à performance de teatro e dança do Movimento inCriativo, associação sem fins lucrativos sediada em Arcos de Valdevez, tem como fim desenvolver e promover as atividades culturais no domínio de todas as artes.

O Abusrda Art Fest é de entrada gratuita e livre, sendo organizado, produzido e com a curadoria do Movimento Absurda, composto por jovens entre 21 e 26 anos. A reunião do coletivo foi inspirada pelo course Peripheral Youth Makers, projeto europeu de capacitação da potencialização da expressão artística no desenvolvimento rural acima de tudo, partilha de histórias e momentos intergeracionais, impulsionando ainda o comércio local.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/napa-maquina-800-gondomar-e-homem-do-robe-actuam-no-absurda-art-fest-em-arcos-de-valdevez/