PUB
De 5 e 27 de julho, a antiga Fábrica da Cerveja, em Faro, recebe mais uma edição do Mar Motto, o Festival que aborda e celebra o oceano e promove a sua conservação. Apresenta-se com carácter prático em torno das áreas criativas das artes, música e ciência, como elementos unificadores e pedagógicos. A entrada é gratuita.
Após uma edição concebida sob o mote “Uma espécie de azul”, “o Mar Motto segue para a 9.ª edição com uma mensagem de esperança e esclarece-nos quanto à sua índole: a recusa em aceitar esta cor como um elemento raro ou extinto na natureza”, explica Mariana Machado da dupla de cineastas Dona Edite, responsável pela curadoria da exposição.
“No fundo, azul” traz às paredes da Fábrica da Cerveja nomes como Vhils, Confeere, Moradavaga, Só Fachada, Diogo da Cruz, Batida, André Carrilho, entre outros. A sessão de abertura está marcada para as 18h00 do dia 5 de julho e nesse dia haverá live painting e sessões de skate da Wallride, performances das artistas Ânia Pais, Nicole Lissy (performance desenvolvida no âmbito do Açoteia) e Ana Paxeco e Elisabetta Antonucci, esta última no âmbito do projeto The Big Green, do qual a Sciaena, a ONG responsável pela organização do evento é parceira.
O essencial da programação acontecerá entre os dias 19 e 21 de julho com vários workshops, conversas, música, live painting, entre outras atividades.
No dia 19 de julho pelas 18h00 haverá um Blue Drink #Arte #Educação #Conservação que juntará a artista Pitanga e a sociedade civil para conversar sobre o papel da arte e da educação na conservação do mundo marinho.
No dia 20 de julho a programação apresenta workshops para todas as idades: Animar o mar com Catarina Calvinho Gil, Imprimindo o mundo marinho com Joana Rosa Bragança, Uma espécie de mar com Nicole Lissy da Amarelarte e Oceano de histórias, um atelier de escrita criativa com Joana Bértholo e Ana Matias. Nesse mesmo dia haverá um Blue Drink “No Fundo, arte” com alguns dos artistas cujas obras vamos poder ver durante o festival.
No dia 21 de julho acontecerá ainda o workshop Cabeça, coração e estômago – almoço em 3 passos para evitar o desperdício alimentar com Vasco Prudêncio d’ A Venda.
Depois de quase um mês de exposição e atividades, o Mar Motto fecha portas no dia 27 de julho em parceria com mais uma edição do Artists & Fleas da associação Môçes, que contará como habitualmente com artistas e artesãos locais e programação musical. Mais informações e atualizações aqui.
Segundo Vasco Guia de Abreu, da Sciaena, “a arte é talvez a melhor e mais intensa forma de sensibilizar o público para as nossas causas porque estimula emoções e reações do nosso eu mais profundo. Assim, estejamos predispostos para que ela (a arte) nos toque.“
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/nova-edicao-do-festival-mar-motto-em-faro-declara-se-profundamente-azul/