Nova etapa do Ciclo de Formação para Agentes Culturais passará por Cururupu e Bequimão – Foto – Divulgação
Com oficinas gratuitas e presenciais, projeto fomenta o fortalecimento da cena cultural maranhense e a formação de artistas e produtores locais.
Por Redação
MARANHÃO – O Ciclo de Formação para Agentes Culturais chega à nova fase de sua edição 2025, com atividades programadas nos municípios de Bequimão e Cururupu, entre os dias 11 e 16 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 7 de agosto, por meio de formulários online.
A iniciativa tem como objetivo capacitar artistas, produtores e coletivos culturais para o acesso a políticas públicas, editais e mecanismos de fomento, promovendo maior autonomia e fortalecendo a atuação cultural nas regiões por onde passa.
Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), o projeto é idealizado pelas produtoras maranhenses Afrodite Produções e Orgânik Produções, comandadas por Júlia Martins e Mariana Cronemberger.
“Nosso objetivo é ampliar o acesso aos instrumentos de financiamento da cultura e, com isso, contribuir para o crescimento da cena local em cada município que integra o ciclo”, afirma Júlia Martins.
Programação
A programação inclui oficinas práticas de Leitura e Interpretação de Editais Culturais e de Elaboração de Portfólios Artísticos, com turmas de até 25 participantes.
Em Bequimão:
-
11/08:
-
8h às 12h – Oficina de Leitura e Interpretação de Editais
-
14h às 18h – Oficina de Portfólios
-
-
12/08: 8h às 12h e 14h às 18h – Oficina de Portfólios
-
13/08: 8h às 12h – Oficina de Portfólios
📍 Link para inscrição: Formulário Bequimão
Em Cururupu:
As atividades serão realizadas na sede do Boi de Cofo, na Travessa da Independência, Centro.
-
14/08:
-
8h às 12h – Oficina de Leitura e Interpretação de Editais
-
14h às 18h – Oficina de Portfólios
-
-
15/08: 8h às 12h e 14h às 18h – Oficina de Portfólios
-
16/08: 8h às 12h – Oficina de Portfólios
📍 Link para inscrição: Formulário Cururupu
Mais informações sobre locais e atualizações podem ser acompanhadas pelo Instagram oficial do projeto: @ciclodeformacaocultural.
Formação e impacto
Criado em 2021, o Ciclo de Formação já capacitou mais de 350 agentes culturais em mais de 15 municípios maranhenses. A primeira edição foi realizada no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), e desde então, o projeto ampliou sua atuação com edições na capital, em bairros periféricos e cidades do interior, como Alcântara e Pindaré-Mirim.
Em 2023, o ciclo integrou o projeto Sesc Propulsar, e este ano retomou parceria com o Sebrae-MA para formações em polos culturais de São Luís, como Itaqui-Bacanga, Coroadinho e Liberdade.
“As oficinas têm um papel fundamental na profissionalização da cultura, ao oferecer ferramentas práticas que ajudam os agentes culturais a fortalecerem sua atuação”, explica Mariana Cronemberger.
O ciclo aborda temáticas como leitura e interpretação de editais, elaboração de projetos culturais, gestão de portfólios e práticas de gestão cultural com foco em inclusão, diversidade e descentralização.
Com linguagem acessível e metodologia voltada às realidades dos territórios, o projeto reafirma seu compromisso com a democratização do conhecimento, o fortalecimento da cultura local e o protagonismo dos fazedores de cultura do Maranhão.