30 de agosto de 2025
Pequeno-almoço musical, filmes e ‘stand-up’ para celebrar 1 ano de
Compartilhe:


por Lusa,    30 Agosto, 2025


DR

Um pequeno-almoço musical, estreias de filmes sobre residências artísticas, bailado e ‘stand-up’ são algumas das propostas que o Ponto C, em Penafiel, no distrito do Porto, apresenta para assinalar o 1.º aniversário.

O centro cultural Ponto C nasceu há um ano e anunciou hoje que vai assinalar o seu primeiro aniversário com três dias de festa, entre 26 e 28 de setembro.

A data vai ser celebrada com um pequeno-almoço musical, um espetáculo de ‘stand-up’ com o humorista Carlos Vidal, a estreia do filme “Estações Efémeras” sobre as residências artísticas da instituição com artistas de teatro e de circo contemporâneo, exposições, dança, ópera com marionetas, oficinas, caminhadas e propostas infantojuvenis.

O Ponto C também avançou hoje a programação da próxima temporada e, entre outubro e dezembro, destaca-se a vinda do norte-americano Bonnie Prince Billy (com datas também marcadas para Braga e Lisboa), do brasileiro Castello Branco (que vai passar também por Espinho, Albergaria-a-Velha e Lisboa), Clã, Carlos Bica, Líquen, Cobrafuma, Quelle Dead Gazelle e Colinas.

As peças de teatro “O amor é fodido”, “Damas da noite”, “Quem Matou o Meu Pai”, “É e não é” e “Maráia Quéri”, bem como a dança de bailarina e coreógrafa Vera Mantero (que apresenta “_chãocéu” e três solos dos anos 1990 nos dias 05 e 07 de dezembro), “O Quebra Nozes” e o espetáculo de novo circo “Liberdade Liberdade” são outros dos destaques anunciados hoje pelo Ponto C para a próxima temporada.

Sobre a festa de três dias para assinalar o primeiro aniversário do Ponto C, a instituição revela, em comunicado de imprensa, que vão ser apresentadas “24 propostas, para públicos de todas as idades”.

No primeiro dia de festa, são inauguradas as exposições “Inquietação num mundo fragmentado”, de Alexandre Morais, com curadoria da Associação 140, e “Máscaras contemporâneas”, de Fernando Moreira.

No segundo dia, o destaque vai para o “pequeno-almoço musical”, em parceria com a Associação 140, que convida o público a celebrar o Ponto C ao som da DJ Rabbit, e para a estreia do filme “Estações Efémeras em Penafiel”.

No terceiro e último dia de festa de aniversário, o destaque vai para o espetáculo infantojuvenil “BuFanfa – fanfarra de bufões”, um sexteto cómico de personagens-instrumento que vai deambular pela avenida principal da cidade.

Ainda no último dia, após o almoço, destaque para a estreia do filme documentário de Jorge Costa sobre o projeto “Vestir a Sombra”, do coletivo Gilreu, resultado do trabalho desenvolvido na residência artística do Ponto C.

No final da festa, a comunidade é convidada a fazer duas caminhadas interpretativas pelo património natural e cultural do rio Cavalum, em parceria com a associação Cavalum.

De acordo com a organização, no primeiro ano de vida, aquela sala municipal realizou 235 sessões de 161 atividades, entre programação local, regional, nacional e internacional, e recebeu no total 1.673 artistas. A taxa média de ocupação nos recintos (Auditório e Casa da Caturra) foi de 72%, correspondendo a um público global de 32.448 pessoas neste primeiro ano de funcionamento.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/pequeno-almoco-musical-filmes-e-stand-up-para-celebrar-1-ano-de-ponto-c-em-penafiel/