Candidaturas a partir de 21 de maio de 2024.
She Raps estreia-se na Europa com o lançamento, a 21 de maio de 2024, da primeira incubadora internacional para a emergência e profissionalização de mulheres rappers, apoiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia. Em Portugal, o parceiro do projeto é a Skoola, academia de música urbana criada em Abril de 2021, em Alcântara.
Embora o rap seja o género musical mais ouvido em países europeus especialmente entre as pessoas mais jovens, é maioritariamente representado por homens. Das 68 faixas deste género musical nas tabelas do Spotify em França, Portugal, Croácia e Bélgica – os países envolvidos neste programa-piloto – apenas duas faixas são interpretadas por mulheres.
Apoiando-se numa rede de parceiros profissionais, institucionais e de media, 100% empenhados neste projeto, She Raps permitirá que jovens artistas europeias beneficiem das ferramentas, da rede e da cobertura mediática necessárias para ajudar a acelerar a evolução das suas carreiras.
Em França, na Bélgica, em Portugal e na região dos Balcãs, 28 mulheres rappers, com idades a partir dos 18 anos, seleccionadas por um júri, irão receber formação local durante três meses. Em Portugal, o júri é composto por três nomes incontornáveis da história do rap feminino português: Dama Bete, Chong Kwong e Telma Tvon, e ainda por dois artistas empenhados no desenvolvimento da indústria a nível nacional e internacional, Nuno Varela (Chelas é o Sítio, Hip Hop Sou Eu e Liga Knock Out) e o produtor/MC D-Mars (Microlânida) aka Rocky Marsiano.
As finalistas de cada país irão juntar-se para gravar em conjunto, em 2025, e fazer uma digressão pela Europa, que inclui uma actuação no principal festival europeu de hip-hop, Les Ardentes.
She Raps é uma ramificação da incubadora Rappeuses en Liberté, com sede em Paris, lançada em 2021 pela Rafe Productions. Até à data, o programa formou mais de 30 mulheres rappers, várias das quais iniciaram uma carreira na música rap.
A abertura das candidaturas realiza-se a 21 de maio de 2024 em rappeusesenliberte.com/sheraps (versão em Português a partir de 21 de Maio) acessível a todas as rappers da Bélgica, França, Portugal e região dos Balcãs e terminam no dia 12 de Junho de 2024.
Sobre os parceiros do projecto:
– Rafe Productions, França: titular do projecto das incubadoras Rappeuses en Liberté e She Raps, com uma forte experiência em projectos culturais com impacto social.
– Skoola, Portugal: academia de música urbana para jovens a partir dos 10 anos
– Blackout Hip-Hop, Croácia: a mais antiga plataforma de hip-hop na Croácia e nos Balcãs, em actividade há 30 anos através de programas de rádio e eventos.
– Les Ardentes, Bélgica: fundador do maior festival de hip-hop da Europa.
O projecto conta também com a experiência de alguns parceiros associados: EMEE(Bélgica), Popakademie (Alemanha) e a Universidade Paris 8 Saint-Denis (França).
As quatro fases do projecto:
Abril de 2024 – Estudo preliminar:
Publicação de um estudo sobre a prática do rap por mulheres artistas, o ecossistema profissional, as necessidades e as recomendações pedagógicas para a emergência de mulheres rappers na Europa. Este estudo pioneiro foi realizado em colaboração com a Universidade de Paris 8 Saint-Denis.
Maio a Outubro de 2024 – Formação She Raps:
– Convite à apresentação de candidaturas em rappeusesenliberte.com/sheraps
– Selecção por júris locais constituídos por profissionais da música: 10 artistas para França/Bélgica, 10 para Portugal e 8 para a região dos Balcãs.
– Formação local das 28 mulheres rappers com mais de 60 horas de workshops criativos e sobre os principais aspectos a ter em conta na construção de uma carreira na indústria musical.
– Votação dos membros do júri para seleccionar as laureadas que se juntarão ao acelerador She Raps: 3 para França, 2 para a Bélgica, 3 para Portugal e 2 para a região dos Balcãs.
Fevereiro a Setembro de 2025 – Acelerador She Raps:
– Co-criação, circulação e visibilidade europeia para as 10 “laureadas”.
– Composição e gravação de uma canção colectiva durante uma sessão criativa de três dias na Croácia.
– Formação em palco na Bélgica, seguida de 4 concertos na Europa: na Bélgica (no Reflektor e Les Ardentes), em Portugal e em França.
Outubro a Novembro de 2025 – Avaliação do projecto:
Um estudo de avaliação do impacto de todo o projecto e a publicação de um guia para a profissionalização de mulheres rappers, partilhado em toda a Europa, para inspirar novas iniciativas de colaboração. O estudo será apresentado durante uma conferência em Paris.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/primeira-incubadora-europeia-para-a-profissionalizacao-de-mulheres-rappers-chega-a-portugal/