
O lançamento vem acompanhado por um videoclipe.
Sam Smith, que conta com vários discos de platina e prémios como GRAMMYs®, BRITs, um Globo de Ouro e um Óscar, apresenta o seu novo single, “To Be Free”. Sustentado pelas icónicas vocalizações sublimes de Sam e com acompanhamento do The TwoCity Chorus, este tema acústico e soul explora como a vulnerabilidade pode desbloquear coragem e liberdade. Sam coescreveu e produziu o tema com Simon Aldred, colaborador de longa data.
“Nunca tive uma experiência de gravação como a deste tema. Foi uma única gravação de voz e guitarra, do início ao fim — uma performance ao vivo em estado puro de música e expressão entre mim e o meu amigo Simon Aldred”, explica Sam Smith. “Escrevi-o há cinco anos, durante a criação do meu último álbum, ‘Gloria’, mas guardei-o porque sabia que não pertencia àquele trabalho. Nasceu num período da minha vida em que me tornei livre dentro de mim”.
Sam acrescenta: “Com esta canção, a imagem de rios invadia-me a mente e o coração. Cresci junto a um pequeno rio em Cambridgeshire, no campo inglês. Depois mudei-me para Londres, vivi junto ao Tamisa, e agora vivo junto ao Hudson. Os rios sempre marcaram a minha vida. Interessou-me pensar na minha música e expressão artística como um rio. Nos últimos cinco anos, Simon e eu começámos a criar músicas que se integrassem neste universo de ‘To Be Free’. Durante este tempo, voltei repetidamente a esta canção em momentos felizes, tristes, solitários e de raiva. Tornou-se minha irmã, minha família e, no fim, acalma-me. Agora, estou pronto para a libertar — e espero que possa fazer o mesmo por alguém”.
Elevando a intimidade destemida do tema, Sam anuncia “To Be Free: New York” — uma residência de 12 noites no Warsaw, histórico espaço de Brooklyn que oferecerá aos fãs a rara oportunidade de ver Sam Smith num ambiente próximo e íntimo.
Gravado no Warsaw — palco da residência —, o vídeo oficial de “To Be Free” irradia energia elétrica e uma alegria contagiante, enquanto o The TwoCity Chorus (presente no single) invade o espaço para se juntar a Sam numa performance poderosa. O coletivo reúne artistas de Filadélfia e Nova Iorque, tendo sido organizado por Brandon Pain com ajuda do colaborador habitual de Sam, Ant Clemons. A direção é de (LA)HORDE — coletivo francês de dança contemporânea, responsável pela direção artística do Ballet Nacional de Marselha —, que já coreografara o vídeo do êxito global de Sam, “Unholy” (ft. Kim Petras). Sam voltou a colaborar com Andreas Kronthaler em figurinos exclusivos de Vivienne Westwood, refletindo o regresso da música a um classicismo intemporal e à narrativa de amor, aceitação e, finalmente, paz interior e alegria.
Sam Smith conta com um histórico impressionante. Venceu cinco GRAMMYs® e dois recordes do Guinness World Records (mais semanas consecutivas no Top 10 de Álbuns do Reino Unido, por “In The Lonely Hour“, e primeiro tema de James Bond a atingir o n.º1 no mesmo top, com “Writing’s on the Wall”, galardoado com um Óscar e um Globo de Ouro), Sam soma 40 milhões de álbuns vendidos, 300 milhões de singles vendidos e 56 mil milhões de streams na sua carreira.
O seu repertório inclui os aclamados álbuns “In the Lonely Hour”, “The Thrill of It All”, “Love Goes” e “GLORIA” — considerado “o seu trabalho mais profundo” pela Rolling Stone e que inclui o êxito global “Unholy” (ft. Kim Petras).
Conteúdo patrocinado por Universal Music Portugal.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/sam-smith-esta-de-volta-com-novo-single-to-be-free/