2 de maio de 2025
Theatro Circo e gnration celebram aniversário juntos com musica, teatro
Compartilhe:


por Lusa,    1 Maio, 2025


Fotografia de Adriano Ferreira Borges

O Theatro Circo e o gnration, em Braga, celebram juntos o aniversário com dois dias de “programação intensa”, na sexta-feira e no sábado, com teatro, música, exposições e programação infantil.

As duas salas do Minho explicam hoje em comunicado que os festejos do 110.º aniversário do Theatro Circo e o 12.º do gnration são feitos de “forma articulada e em conjunto”, “no ano em que a cidade é Capital Portuguesa da Cultura”.

As festividades arrancam na sexta-feira, pelas 21:00, com a estreia absoluta de “Hei-de reparar”, no Theatro Circo, a mais recente criação de Raquel S., um “monólogo que se multiplica em vozes, memórias e corpos”. Baseada em documentos, biografias, fotografias, memórias e rumores, como adianta a apresentação, a peça “constrói uma história falsa das atrizes em Portugal – uma ficção que serve para pensar a realidade do teatro português, ontem e hoje”.

Os Boogarins, “uma das maiores e mais importantes bandas rock do Brasil”, estão de regresso a Braga, também na sexta-feira, para apresentar o novo álbum “Bacuri”, no gnration, “sete anos e dois álbuns depois” de terem subido ao mesmo palco, em 2018, para apresentarem o seu terceiro álbum, “Lá Vem a Morte”.

No sábado, a programação inclui o regresso do formato DJ set para os mais novos, no Theatro Circo, às 10:30, com ‘os pratos’ ao comando de Cálculo, ‘rapper’ e produtor, que vai levar o público a “viajar pelo funk, hip hop, eletrónica, breakbeat, jungle ou soul”.

Ainda para os mais novos, o gnration acolhe o ‘workshop’ “Estação de Experimentação – Hacking de Consolas de Vídeo” que “vai dissecar e alterar dispositivos eletrónicos” com o objetivo de “criar novos aparelhos sonoros e visuais”.

Às 15:00 de sábado, no Pequeno Auditório do Theatro Circo, será feita a apresentação final de “Três Tempos”, uma coprodução do Theatro Circo, Culturgest e Teatro Viriato, na qual Capicua apresenta os seus processos de escrita e composição musical a joven, com os três mediadores que a acompanharam no projeto: Inês Malheiro, em Braga, Luís Montenegro, em Lisboa, e Gonçalo Alegre, em Viseu. O processo criativo incluiu encontros semanais e termina com este espetáculo.

A festa passa depois para a blackbox do gnration, com mais um “regresso de relevo”, o do norte-americano Robert Aiki Aubrey Lowe, que levará o público a “explorar as potencialidades infindáveis da música espontânea”.

Depois do concerto de sábado, Aubrey Lowe ficará uma semana em residência a trabalhar com o órgão de tubos da igreja de São Lázaro, em Braga, no âmbito do programa Pipe Poetics da Braga’25.

Às 18:00, na Sala Principal do Theatro Circo, sobe ao palco Lena D’Água para apresentar o seu mais recente disco, “Tropical Glaciar”, trabalho com composição e letra de Pedro da Silva Martins.

À noite, para encerrar as festividades, realiza-se a habitual “gnration open day”, com uma série de concertos de entrada gratuita, como bandas como os Fogo Fogo, seguindo-se o jazz-punk dos portugueses Sereias.

A nova ‘rapper’ de Braga, Tricla, estará também naquele ‘open day’ e, diretamente da Síria, o músico e produtor Rizan Said segue com a festa na praça do gnration com o seu dabke – um género de música tradicional do Médio Oriente – traçado com música eletrónica, para comandar a pista de dança.

A música para a pista de dança continua com ‘live act’ de Zancudo Berraco e o coletivo Boca de Sino, numa cocuradoria com a DJ portuguesa Sheri Var, comandam o DJ set da noite.

A programação inclui o projeto “O CORDÃO – Coro de Doentes e Amigos Oncológicos”, uma apresentação em formato instalação criada a partir dos contributos das diferentes vozes, que pode ser vista no Salão Nobre, na sexta-feira, entre as 20:30 e as 22:00, e no sábado, entre as 10:30 e as 13:00 e as 14:00 e as 19:00.

As festividades incluem ainda duas novas exposições para descobrir nas galerias do gnration; Ana Vieira, com “Cadernos de Montagem” e “Still Moving Inside me”, de Tatiana Macedo.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/theatro-circo-e-gnration-celebram-aniversario-juntos-com-musica-teatro-e-exposicoes/