
Publicado por Talliana Luz
| Data da Publicação 11/04/2025 10:55
| Comentários: (0)
A aluna Ana Luiza Luz dos Santos, do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi selecionada na terceira edição do programa de bolsas “Diálogos Transatlânticos” da Pour Le Brésil, para participar de um curso de Políticas Públicas, ofertado pelo programa “Summer School” da Sciences Po, em Paris, França.
O programa “Diálogos Transatlânticos” tem como objetivo constituir uma frente de intercâmbio acadêmico e cultural promovendo um espaço de diálogo entre estudantes amazônicos e estudantes da Sciences Po.
Natural do estado do Maranhão, no Nordeste amazônico do Brasil, Ana Luiza é estudante do 6º período do curso de Relações Internacionais (RI/Uema) e irá participar do curso “Tackling Inequalities and Social Risks: A global perspective” (Enfrentando Desigualdades e Riscos Sociais: Uma Perspectiva Global), uma das modalidades do Summer School.
Ana Luiza é do Quilombo Rampa e se comprometeu desde cedo a criar pontes entre o conhecimento científico e as suas implicações socioambientais, especialmente para as comunidades quilombolas e amazônicas, pelo que tem pesquisado sobre a resistência quilombola em perspectiva internacional. Além disso, foi uma das fundadoras do Núcleo de Estudos Socioambientais em Relações Internacionais da Uema.
Dentre as 349 pessoas inscritas, a discente foi uma das três aprovadas, passando por um processo seletivo de duas etapas principais: análise do currículo, com envio de uma carta de motivação e currículos em inglês, além de um teste de proficiência da língua inglesa. Já a segunda fase foi uma entrevista, em inglês, para testar a proficiência e conhecer um pouco mais dos alunos.
A discente Ana Luiza destacou o papel da Uema nessa conquista, além das expectativas para essa nova fase. “A Uema foi muito importante no processo, pois foi na universidade que dei meus primeiros passos na pesquisa, ainda em 2022. Nesse caminho acadêmico tive a oportunidade de começar o projeto da minha vida, PIBIC (2024/2025), com o tema “Ancestralidade e internacionalização face às problemáticas envolvendo direitos de comunidades quilombolas do Maranhão e suas repercussões internacionais”, sob orientação do Prof. Ruan Didier, do departamento de RI. Foi por estudar os quilombos e a questão socioambiental que fui selecionada para esse intercâmbio. Nesse sentido, a confiança e o financiamento de pesquisa que a Uema forneceu, foram essenciais para minha construção de carreira e para essa bolsa”, disse.
“As minhas expectativas sobre o projeto são altíssimas! É a afirmação que meus projetos – pessoais e coletivos – estão no rumo certo. Sou filha de um território quilombola e estudo sobre internacionalização de quilombolas maranhenses de maneira inédita no estado. Ser escolhida para representar a Amazônia e ter a oportunidade de falar sobre a minha pesquisa na Sciences Po, uma das melhores universidades da Europa, é muito importante para mim. Só tenho a agradecer pelas oportunidades acadêmicas e profissionais que recebi na Uema e fora dela, que me ajudaram a chegar até aqui”, complementou Ana Luiza.
Os “Diálogos Transatlânticos” irão acontecer presencialmente durante o mês de junho de 2025, concomitantemente às aulas da Escola de Verão da Sciences Po. Os selecionados ainda terão a oportunidade de integrarem eventos paralelos, como conferências, mesas redondas e debates.
Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/cidades/aluna-da-uema-e-selecionada-para-estudar-na-europa.html