21 de setembro de 2024
Compartilhe:
Foto: Divulgação

Clínicas de hemodiálises em Teresina relatam que não estão recebendo o repasse, via Fundação Municipal de Saúde, que arca com o vencimento dos profissionais de Enfermagem. A denúncia foi confirmada pelo Enfermeiro e pré-candidato a vereador de Teresina, Antonio Neto, que esteve na FMS e na Diretoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (DRCAA) da FMS para buscar esclarecimentos sobre o atraso nos repasses.

Segundo Antonio Neto, o aporte financeiro já está nas contas da FMS, mas o pagamento acontecerá somente após publicação do edital de credenciamento das clínicas o que atrasa ainda mais o repasse. “Saímos da Fundação Municipal de Saúde e fomos encaminhados para a DRCA. Viemos buscar informações sobre o pagamento do piso salarial da enfermagem para as clínicas de hemodiálise. Na oportunidade, conversamos com os gestores e pedimos celeridade nesse processo para que o profissional que está lá na ponta, trabalhando diuturnamente, possa ser contemplado com o piso salarial da enfermagem”, frisa Antonio Neto.

O Enfermeiro adianta que a categoria segue insatisfeita pois não está recebendo o piso salarial, mas a cobrança está sendo feita. “Estamos aqui, fazendo nossa parte, cobrando diariamente para que seja efetivado este repasse”, comentou.

Antonio Neto afirma que não irá desistir de cobrar a FMS até que o repasse seja, de fato, realizado. “Ficaremos sempre vigilantes e acompanhando de perto todo esse processo para que o profissional de enfermagem receba o mais rápido possível o complemento do piso salarial da enfermagem”, finalizou.

Sobre o Piso

O piso foi instituído em agosto de 2022, regido pela Lei Federal n.º 14.434, que beneficia Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem e Parteiras. Em abril deste ano foi publicado no Diário Oficial a Portaria n.º 271/2024, que regulamenta o repasse do piso salarial de enfermagem para as clínicas privadas, que tenham no mínimo 60% de atendimento do SUS, incluindo as clínicas de hemodiálise.