29 de agosto de 2025
Artista negro é morto por segurança de supermercado em Santo
Compartilhe:

Felipe Moraes de Oliveira, de 29 anos, foi morto a tiros por um segurança – Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (26), em Santo André (SP), o multiartista Felipe Moraes de Oliveira, de 29 anos, foi morto a tiros por um segurança ao tentar entrar no Supermercado Loyola acompanhado de seu cachorro.

Felipe, que atuava como artista visual, músico, artesão, percussionista e capoeirista, era uma figura querida nos círculos culturais do ABC Paulista, participando ativamente das batalhas de rima e das artes na região. Após ser impedido de entrar, ocorreu uma discussão com o segurança, que disparou contra ele já sem oferecer qualquer risco. O tiro atingiu seu abdômen, o que levou Felipe a correr até uma farmácia próxima em busca de ajuda. Apesar do socorro imediato, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo afirmou que o autor do disparo foi identificado pela equipe do Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de Santo André e já está preso em prisão temporária. A pasta esclareceu ainda que ele não possui vínculo com nenhuma força de segurança, negando que fosse policial e estivesse fazendo “bico”, versão apresentada pela família e por perfis de apoio à vítima.

Nas redes sociais, um perfil chamado “Justiça por Felipe” foi criado por familiares e amigos, denunciando que a morte expressa o racismo estrutural e a violência sistemática contra jovens negros e periféricos. Em paralelo, movimentos como o Movimento Negro Unificado, Unegro e Uneafro também se mobilizaram, exigindo justiça e responsabilização. A Bancada Feminista da Assembleia Legislativa de São Paulo protocolou uma representação no Ministério Público, afirmando que o ato de tentar entrar com um cachorro não justifica violência letal, e destacando a contradição entre estabelecimentos que permitem animais de estimação, como shoppings, em que essa prática é aceita, com  o tratamento dado a pessoas negras e pobres em situações semelhantes.

Em resposta à indignação gerada, foi convocado um ato nesta sexta-feira (29), em memória de Felipe,na Praça Carijós, em Santo André, e encerramento em frente ao Supermercado Loyola.

Fonte: https://horadopovo.com.br/artista-negro-e-morto-por-seguranca-de-supermercado-em-santo-andre/