9 de dezembro de 2025
Empresas atrasam 13º salário e motoristas de ônibus iniciam greve
Compartilhe:

Motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo iniciaram uma greve na tarde desta terça-feira (9) após empresas do transporte coletivo adiarem o pagamento do 13º salário da categoria.

Em entrevista à TV Band, o presidente do Sindicato dos Motoristas de São Paulo (SindMotoristas), Valdemir dos Santos Soares, informou que as empresas descumpriram acordo feito há duas semanas, que previa o pagamento no próximo dia 12 de dezembro. Na tarde de hoje, em carta ao sindicato, as empresas anunciaram o adiamento do pagamento sem prazo definido.

“Nós fizemos uma reunião com a Secretaria do Transporte, junto com o secretário Celso Jorge Caldeira, de onde saiu uma ata assinada pelas empresas dizendo que ia ser feito o pagamento do 13º no dia 12. Seriam pagas as duas parcelas, contando o atraso da primeira e a segunda, no dia 12. Para nossa surpresa, hoje, por volta das 13 horas, as empresas mandam uma carta ao sindicato pedindo prazos para fazer o pagamento, justificando questão de contrato, de remuneração com a Prefeitura”, afirmou Valdemir.

“Automaticamente, nós começamos a levar para garagem, aos trabalhadores, para saber se concordavam com essa situação de esperar mais um tempo, mas eles não aceitaram”, destacou.

“Os caras não estão errados. Tem que pagar o 13º, é um direito deles”, disse um passageiro no terminal Parque Dom Pedro entrevistado pelo Brasil Urgente.

“O 13º é um direito do trabalhador. Tem meses que tem cinco semanas e o salário é para cobrir isso”, disse outro passageiro que, apesar de preocupado com o trajeto de volta para casa, declarou apoio à paralisação.

À CNN, a entidade informou ainda que não foi só o 13º que atrasou. “O 13º e o VR nas férias, que foi uma conquista nossa na campanha salarial. O pagamento seria em setembro. Não pagaram setembro, outubro e novembro. Não iam pagar dezembro. A gente pressionou, disseram que iam pagar dia 12 de dezembro e o retroativo. Não pagaram nada”. “Os trabalhadores também estão indignados com essa falta de respeito”, afirma.

Com a decisão, ônibus da capital começaram a ser recolhidos aos poucos e a previsão do sindicato é a convocação de uma assembleia da categoria nesta quarta-feira (10).

Fonte: https://horadopovo.com.br/empresas-atrasam-13o-salario-e-motoristas-de-onibus-iniciam-greve-em-sao-paulo/