
Mapa da Energia da Enel indica falta de luz no ABC Paulista — Foto: Reprodução/Enel
Moradores de bairros da capital paulista e da região do ABC Paulista relataram falhas no fornecimento de energia elétrica na manhã desta segunda-feira (22). O problema atingiu principalmente as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema.
Em São Bernardo, 74% das os clientes da Enel ficaram sem energia, com cerca de 271 mil endereços sem fornecimento. Na cidade de Santo André e Diadema, respectivamente, 29,6% e 14% dos imóveis estavam sem luz até às 13h.
São Bernardo do Campo – 74,16% – 271.131 clientes ficaram sem luz. Santo André – 29,63% – 106.583 clientes ficaram sem luz. Diadema – 14,11% – 25.592 clientes ficaram sem luz. Vargem Grande – 12,02% – 3.085 clientes ficaram sem luz. São Paulo – 6,20% – 360.040 clientes ficaram sem luz. São Caetano do Sul – 1,75% – 1.510 clientes ficaram sem luz.
Apesar das ocorrências se concentrarem, em sua maioria, no ABC Paulista, nenhuma das cidades da região estão entre as que tiveram maiores rajadas de vento hoje. Segundo a Defesa Civil, Presidente Prudente, Barra Bonita, Piracicaba, Rancharia, Valparaíso e Pradópolis são as que tiveram maior ventania, todas acima dos 60 km/h.
Não há previsão para normalização total do fornecimento de energia.
Na capital, os bairros mais afetados foram Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga.
Na Vila Mariana, em São Paulo, moradores relataram que a luz “vai e volta” em ruas como José Antonio Coelho e Domingos de Moraes.
Também houve registros de instabilidade na Alameda Franca, entre as ruas Augusta e Padre João Manuel. Na região da Saúde e do Ipiranga, o fornecimento também foi interrompido.
Mas cedo, duas árvores caíram nesta segunda sobre veículos em razão da ventania e bloquearam totalmente um trecho da Alameda Santos, na região da Avenida Paulista, Centro de São Paulo. Não há informações sobre feridos.
Os carros que precisavam passar pelo local foram desviados na contramão e pela calçada. A queda ocorreu por volta das 6h15 perto do número 1780 da Alameda Santos, na altura do Museu de Arte de São Paulo (Masp).
Segundo a Enel Distribuição São Paulo, o problema foi causado por um desligamento em uma subestação da empresa de transmissão Isa Energia Brasil, ocorrido por volta das 10h50. Cerca de 900 mil clientes foram afetados no total.
“A Enel Distribuição São Paulo informa que um desligamento em subestação da empresa de transmissão Isa Energia Brasil, ocorrido por volta das 10h50 de hoje (22), afetou o fornecimento de energia para cerca de 900 mil clientes da distribuidora. Até as 11h22, todos os clientes impactados por essa ocorrência tiveram o serviço restabelecido”, disse a empresa por meio de nota.
Fonte: https://horadopovo.com.br/enel-deixa-mais-de-900-mil-casas-sem-energia-apos-chuva-na-grande-sp/