
Jair Renan, o filho 04 de Bolsonaro. Foto: Reprodução – Instagram
Jair Renan Bolsonaro (PL), vereador em Balneário Camboriú (SC), e filho “04” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apresentou na última quinta-feira (25), projeto que propõe renomear via da cidade para “Rua Estados Unidos – Charlie Kirk”, em homenagem a Charlie Kirk, ativista político de extrema-direita dos Estados Unidos recentemente assassinado.
Charlie Kirk, entusiasta de Donald Trump e figura de extrema-direita, morreu em 10 de setembro após ser atingido por tiro na garganta enquanto falava numa universidade americana.
Kirk era um racista repugnante e apologista da Ku-Klux-Klan. “Exigiu a revogação da Lei dos Direitos Civis de 1964 e menosprezou líderes dos direitos civis, como Martin Luther King”, registra o premiado jornalista norte-americano Chris Hedges. “Se estou lidando com uma mulher negra imbecil no atendimento ao cliente… ela está lá por causa de ações afirmativas?”, dissera certa vez Kirk, segundo o qual o movimento Black Lives Matter busca “destruir a estrutura da nossa sociedade”.
Do mesmo teor: “Mulheres negras não têm o poder de processamento cerebral necessário para serem levadas a sério. Você tem que roubar a vaga de uma pessoa branca”. “Se você é uma lésbica negra fumante de maconha da WNBA, você é tratada melhor do que um fuzileiro naval dos EUA?” “Se eu vir um piloto negro, vou pensar, cara, espero que ele seja qualificado”. “O Partido Democrata Americano odeia este país. Eles querem vê-lo entrar em colapso. Eles adoram quando a América se torna menos branca.”
FALTA DE BASE LEGAL E APOIO INSTITUCIONAL
Segundo as regras do município de Balneário Camboriú, renomear rua exige que a proposta seja feita por associação de moradores e receba apoio mínimo de 7 vereadores locais.
Até o momento, Jair Renan ainda não cumpriu esses requisitos formais.
HISTÓRICO DO MANDATO
Desde que tomou posse como vereador em janeiro, Renan Bolsonaro ainda não teve nenhum projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal.
Em abril, a atuação mais “expressiva” dele foi a aprovação de moção de repúdio contra o presidente Lula (PT), acusando-o de prejudicar o desenvolvimento econômico local por meio de restrições à pesca de tainha — atividade cultural e econômica tradicional em Santa Catarina.
O documento menciona normativas federais de 2023 que limitavam a pesca industrial, bem como cotas impostas em 2025 para pescadores artesanais.
REAÇÕES E ANÁLISE
A proposta de Renan de homenagear a figura estrangeira extremista provocou críticas de opositores que classificam a medida como falta do que fazer, descolada das prioridades municipais como infraestrutura, saúde, educação, saneamento ou segurança local.
De acordo com críticos, essa iniciativa serviria mais para jogar fora o dinheiro do contribuinte do que, evidentemente, para atender às necessidades da população da cidade.
Relacionadas:
Fonte: https://horadopovo.com.br/filho-04-bajula-eua-e-fascista-defensor-da-escravidao/