Fotos divulgação
O Findinexa Brasil 2025 — a maior e mais completa imersão de empreendedorismo jovem do país, surpreendeu mais uma vez. O evento realizado de 14 a 19 de outubro, no Sesc Praia (PI), reuniu 22 delegações, vindas de 10 países e 3 continentes, numa jornada transformadora no litoral do Piauí.
Promovido pela JA Piauí e organizado pela COFIBRA, o Findinexa conecta jovens de 15 a 24 anos que vivem uma verdadeira aventura empreendedora — feita de experiências intensas, desafios práticos e trocas culturais que despertam liderança, propósito e inovação.
Os jovens mergulharam em conexões transformadoras com muito network, palestras com especialistas internacionais, painéis temáticos, oficinas práticas e muita diversão! Eles aprenderam, de forma leve e descontraída, com dinâmicas de liderança e simulações empresariais que produzem desafios do mundo real dos negócios.
É daí que nascem bons empresários! Muitos jovens que participaram das edições anteriores do Findinexa Brasil hoje são empresários conceituados no mercado, com aconteceu com Bruce Cordão, dono de três empreendimentos de sucesso, para citar um caso. O outro caso é do presidente da JA Piauí, empresário da nova geração, Denis Cavalcante, presidente da Fecomércio Sesc Senac no Piauí, em exercício.
Ao longo de 16 anos, muitas histórias de empreendedorismo são contadas a partir da experiência do Findinexa.
É o espaço onde jovens de diferentes país compartilham suas visões sobre o futuro do trabalho, sustentabilidade, tecnologia e impacto social, construindo pontes entre culturas e novas ideias para o mundo.
Inspiração que move o mundo
Entre os momentos mais marcantes do Findinexa Brasil estão a entrega do Prêmio Nacional de Miniempresas, com 10 finalistas, dentre elas uma miniempresa do Piauí, as apresentações do Pecha Kucha e o palco Inspire, que reúnem empreendedores, artistas e educadores que inspiram com suas trajetórias. Nomes como Filipe Xavier, Ledesma Lorenzo, Camila Carvalho, Candice Lima, Melk Machado, Raina Meneses, Gabi Pinho e Kellen Lopes Ramalho compartilharam suas histórias de coragem, criatividade e superação.
Cada fala é um lembrete de que sonhos se constroem com ação, propósito e colaboração.